Prepare-se

As 5 coisas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego

Você deve considerar sua postura, sua roupa e equipar-se com o melhor que pode. Mais do que isso, você deve saber o que não fazer

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Entrevistas de emprego são momentos delicados e decisivos, principalmente quando você está na posição de entrevistado. E, por isso, todo o cuidado é pouco.

Você deve considerar sua postura, sua roupa e equipar-se com o melhor que pode. Mais do que isso, você deve saber o que não fazer.

O Business Insider selecionou as cinco atitudes que você deve deixar de lado no momento de uma entrevista de emprego. Confira:

PUBLICIDADE

1. Você está usando roupas – ou com o emblema – de uma marca concorrente
Embora pareça algo que obviamente não deve ser feito, algumas pessoas não compartilham desta opinião. Um recrutador conta, por exemplo, sobre pessoas que fazem entrevistas para a Nike utilizando tênis ou camisetas da Adidas.

O certo seria evitar qualquer logo ou fator característico de uma marca na roupa que vai usar para a entrevista. Seja simples e procure uma roupa que representa melhor a empresa e sua cultura.

2. Você usa roupas que não condizem com a empresa
É importante que você se vista de maneira que demonstre que você entende a cultura da empresa. Se você, por exemplo, for a uma planta de manufatura vestindo roupas sociais, você vai se destacar de maneira negativa. Você causará a mesma impressão se vestir calças jeans para uma entrevista em uma empresa conservadora.

Uma das razões pelas quais recebe uma entrevista de emprego é porque seus futuros colegas acreditam que você vai se adaptar ao conjunto. O melhor é estudar o que as pessoas usam e ir um degrau acima.

3. Você está vestindo algo que lhe deixa com aparência de cansado
Esse é um fator que inclui camisas mal passadas, calças manchadas, sapatos velhos, rosto não barbeado, etc. Normalmente, as pessoas contratadas aparentam se importar com sua aparência – e você deve fazer o mesmo.

4. Você está usando muito perfume (ou o contrário)
O papel de uma entrevista é provar que você impressionará o entrevistador, mostrar que você pode fazer o serviço e que você será um bom novo membro para o time. E todos sabem como usar muito perfume pode ter o efeito contrário e deixar o próximo desconfortável – assim como não usar nem desodorante.

PUBLICIDADE

5. Você carrega uma energia negativa
Você é uma das pessoas que deixa transparecer todas as suas emoções? Se sim – e se suas emoções incluírem raiva, pessimismo, ansiedade ou pânico – considere respirar fundo antes de iniciar a entrevista.

De certa forma, entrevistas são como dar um show – na hora de subir no palco, você deve estar pronto. Se ficar nervoso e dar uma má impressão é um problema constante quando você faz uma entrevista, procure corrigir isso.