Siga o exemplo

As 5 características das equipes com maior sucesso no Google

Com base na análise de dados, o estudo do Google concluiu que as equipes trabalham melhor quando seus membros sentem que podem assumir riscos, contar um com o outro, ter objetivos mais claros e acreditar que seu trabalho é importante

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Uma das principais vantagens de trabalhar no Google são os benefícios que eles oferecem aos funcionários, como comida gratuita, massagens e diversas áreas de lazer no escritório da empresa. Mas, ainda assim, alguns engenheiros já comentaram que sofrem com a dificuldade de entregar seus projetos.

A empresa não deixou esse problema deixar passar e, para isso, conduziu um estudo que mostra como a maneira como uma equipe trabalha é mais importante do que quem compõe a equipe. Recentemente, mais empresas estão mostrando preocupação em como tornar um time mais produtivo, já que todas as melhores ideias e produtos são resultados do trabalho de diversas pessoas.

Com base na análise de dados, o estudo do Google concluiu que as equipes trabalham melhor quando seus membros sentem que podem assumir riscos, contar um com o outro, ter objetivos mais claros e acreditar que seu trabalho é importante.

PUBLICIDADE

“O aspecto social das equipes é muito importante pois, muitas vezes, as pessoas simplesmente não estão motivadas a trabalharem sozinhas por dinheiro”, disse Jasmine Hu, responsável por ter publicado as mesmas conclusões no Academy of Management Journal. A análise de 67 diferentes equipes trabalhando em seis empresas diferentes descobriu que os funcionários se sobressaem quando sentem que seu trabalho vai ajudar seus colegas, clientes e comunidade. “Eles querem ter a oportunidade de conquistar um impacto positivo na vida dos outros”.

Todos os 60 mil funcionários do Google trabalham em ao menos uma equipe, sendo que alguns fazem parte de até mais que duas.

Nos últimos dois anos, a empresa conduziu mais de 200 entrevistas com seus funcionários e observou mais de 250 atributos nas 180 equipes ativas do Google. “Estamos confiantes de que encontramos a perfeita mistura dos traços individuais e habilidades necessárias para uma equipe estelar”, escreveu Julia Rozovsky, da equipe de operações pessoais do Google.

Ela ainda ressaltou quais foram os pontos chave que diferem as equipes de sucesso das demais no Google:

  1. Segurança psicológica: podemos tomar riscos nessa equipe sem nos sentir inseguros ou envergonhados?
  2. Confiança: podemos contar com o próximo para fazer serviço de alta qualidade a tempo?
  3. Estrutura e transparência: nossos objetivos, papeis e planos de execução são claros em nossa equipe?
  4. Significado do trabalho: estamos trabalhando em algo que é pessoalmente importante para cada um de nós?
  5. Impacto do trabalho: nós fundamentalmente acreditamos que o trabalho que estamos realizando é importante?

“Se você respondeu ‘sim’ para todas as perguntas, você provavelmente está em uma equipe de sucesso“, escreveu Julia.