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SÃO PAULO – A Fundação Procon-SP divulgou nesta segunda-feira (9) um ranking com as dez instituições de ensino superior privadas mais reclamadas durante o ano de 2013.
De janeiro a setembro, as queixas contra universidades, centros universitários e faculdades cresceram 19% em relação a 2012, com mais de 1.129 registros.
No topo das mais reclamadas está o Grupo Uniesp, com mais de 290 queixas e um aumento de 140% ante 2012. Segundo o Procon-SP, a alta se deve aos problemas relacionados à oferta de curso de ensino superior gratuito e contratação obrigatória do Fies para liberação do acesso às provas, aulas, entre outras práticas. Por conta dessas irregularidades, o Grupo chegou até a ser impedido, neste ano, de abrir novos cursos pelo MEC (Ministério da Educação).
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A segunda colocada no ranking foi a Anhanguera Educacional, responsável pelas instituições Uniban, Unibero e Anhanguera. O problema mais relatado pelos alunos refere-se a procedimentos de cobrança, como falta de emissão de boletos, processos mal-sucedidos de trancamento, cancelamento ou transferência, além da inclusão irregular do nome dos alunos em cadastros como o da Serasa Experian.
Para as demais empresas do ranking, a maioria das queixas dos consumidores trata, de forma geral, de problemas com a geração de boletos (valores incorretos, não geração) ou não reconhecimento de pagamentos, contratos cancelados por falta de alunos para formação de turmas, falhas no sistema para o acesso dos alunos a suas notas, cobrança indevida e demora para entrega documentos, especialmente histórico escolar e diploma. Confira abaixo as mais reclamadas:
Instituições | Reclamações | Índice de Solução |
---|---|---|
*De janeiro a setembro *Fonte: Procon-SP |
||
Grupo Uniesp | 290 | 70% |
Anhanguera Educacional | 178 | 71% |
Universidade Anhembi Morumbi | 165 | 50% |
Uninove – Universidade Nove de Julho | 129 | 79% |
Unip – Universidade Paulista | 96 | 72% |
FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas | 93 | 78% |
Unisa – Universidade de Santo Amaro | 52 | 77% |
Unicid – Universidade Cidade de São Paulo | 50 | 84% |
Estácio – Universidade Estácio de Sá | 45 | 42% |
Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul | 31 | 83% |
Outro lado
Procuradas pelo Portal InfoMoney, a Unicsul e a Unicid informam que seus processos estão em aprimoramento continuo a fim de oferecer aos seus alunos os melhores serviços educacionais, cumprindo rigorosamente a legislação vigente. “As universidades respondem às CIPs recebidas dentro do prazo e possui os melhores índices de solução, conforme o ranking.”
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A FMU esclarece que busca atender e apurar as solicitações de seus alunos por meio dos seus canais de relacionamentos e diz que respeita o trabalho realizado pelo Procon-SP. A Unisa também afirma que tem trabalhado para a melhoria da qualidade dos seus serviços educacionais.
Já a Uniesp não concorda com o ranking do Procon-SP e afirma que o órgão cometeu erros ao elaborá-lo. Ela acrescenta que as dúvidas de alunos são formalmente recebidas pela Ouvidoria da instituição e encaminhadas para esclarecimento e solução. “Neste ano, tivemos um aumento significativo de ingresso de alunos por causa dos programas inovadores que desenvolvemos visando ampliar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior.”
A Anhanguera informou que o número de 178 CPIs (Cartas de Informação Preliminar) emitidas pelo Procon representa menos de 0,05% do total de 428 mil alunos do Grupo e que o relacionamento com o aluno é uma prioridade. “Com atuação nacional em 24 Estados, além do Distrito Federal, mais de 900.000 atendimentos foram realizados nos canais de relacionamento com o aluno até outubro de 2013″.
As demais não se posicionaram até o fechamento desta reportagem.