mais requisitadas

As 10 profissões que estarão em alta em 2014

Profissões ligadas ao Marketing e à Infraestrutura serão as mais requisitadas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – No ano em que as eleições presidenciais e a Copa do Mundo serão foco no Brasil, a Michael Page, especializada em recurtamento de executivos, levantou as profissões que serão mais demandadas no mercado de trabalho brasileiro em 2014.

De acordo com o estudo, diversos setores estarão aquecidos no próximo ano, com destaque para as áreas ligadas ao Marketing e Infraestrutura.

“No marketing, especialmente pelo aumento de demanda no comércio varejista digital – e-commerce – , bem como o crescimento de segmentos relacionados à prestação de serviços, a qualidade do relacionamento com o cliente no ambiente digital”, afirmou o presidente da Michael Page no Brasil, Paulo Pontes. “Além disso, a competição vem aumentando e posicionar bem as marcas para um grupo de mais de 40 milhões novos consumidores no País que migraram à classe média é o foco.”

PUBLICIDADE

Já nas obras de Infraestrutura, o executivo aponta que a demanda será acelerada no próximo ano pela adequação da infraestrutura brasileira, fruto dos próximos megaeventos como a Copa e Olimpíada, aliada à necessidade de melhorias na condição logística para recuperar a competitividade no mercado internacional, com relação aos produtos fabricados no País.

A pesquisa foi elaborada neste mês, nos escritórios da Michael Page em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Confira abaixo as profissões:

ProfissõesMotivos
*Michael Page
Marketing Digital Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente on-line, empresas buscam estes profissionais para mapear e focar a comunicação no seu público-alvo.
Go to market ou Planejamento Comercial

Com projeções de um mercado mais competitivo e com uma margem de lucro cada vez menor para 2014, mais empresas necessitam de profissionais com foco mais estratégico nas ações de suas áreas comerciais.

Marketing e VendasMudança no perfil e tipo de fonte pagadora. Cada vez mais governos, hospitais e operadoras embasam suas decisões em necessidades especificas.
Engenheiro de orçamentoNecessidade de maior controle sobre o retorno financeiro das obras (margens menores) e a uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.
Geocientistas (geofísico,Boas expectativas da indústria de petróleo.
Engenheiros de Segurança do TrabalhoMaior preocupação das empresas sobre a saúde do trabalho, além de uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.
AtuárioExpectativa de crescimento devido ao bom momento do mercado de seguros e resseguros em 2013.
Cientista de dadosEstará em alta devido às oportunidades do aumento da aplicação das tecnologias do big data, conceito fundamental no armazenamento de dados e maior velocidades dos sistemas.
Direito/Ciências ContábeisDevido à complexidade fiscal brasileira que continuará demandando posições com essa formação.
Engenharia/EconomiaProfissional comum em posições de modelagem financeira e viabilidade de novos negócios/projetos.