mercado de trabalho

As 10 profissões mais (e menos) estressantes para 2014

No topo dos mais estressantes estão o soldado, general do exército e bombeiro. Na outra ponta, fonoaudiólogo e cabeleireiro são os mais "tranquilos"

SÃO PAULO – Alto risco de vida, pressão, baixos salários, poucas perspectivas na carreira e prazos apertados. Esses são alguns dos fatores que levaram o site CareerCast a listar os 10 empregos mais estressantes para 2014. No topo da lista está o soldado, seguido pelo general do exército e bombeiro.

Tais empregos, além de exporem profissionais ao risco de morte, ainda exigem grandes responsabilidades como salvar vidas de outras pessoas. Mas a lista não se baseou em apenas neste quesito. Altos níveis de estresse também estão presentes em prazos curtos, tomadas de decisões e no acúmulo de horas extras trabalhadas. Desta forma, executivos, repórteres e coordenadores de eventos também foram listados entre os mais estressantes para este ano.

Na outra ponta, o site também ranqueou as profissões menos estressantes, isso é, aquelas que oferecem uma perspectiva sólida de carreira, não lidam com tanta pressão diária e – sobretudo – colecionam profissionais satisfeitos com o que fazem.

PUBLICIDADE

No geral, empregos que prestam algum tipo de assistência para a comunidade lideram entre os mais tranquilos, como carreiras na área da saúde e de vendas de produtos e serviços. “Ajudar os clientes a escolher ou criar joias, especialmente para ocasiões especiais, traz muita alegria”, disse um joalheiro ao CareerCast. A profissão é a terceira menos estressante, atrás apenas do fonoaudiólogo e cabeleireiro.

As profissões mais estressantes para 2014
PosiçãoProfissões
*CareerCast.com
1Soldado
2General do exército
3Bombeiro
4Piloto de avião
5Coordenador de evento
6Executivo de Relações Públicas
7Executivo sênior
8Repórter de jornal
9Policial
10Taxista
As profissões menos estressantes para 2014
PosiçãoProfissões
*CareerCast.com
1Fonoaudiólogo
2Cabeleireiro
3Joalheiro
4Professor universitário
5Costureira/alfaiate
6Nutricionista
7Técnico de registros médicos
8Bibliotecário
9Artista multimídia
10Operário