<i>Arubaito</i>: providencie os documentos e aproveite as vagas de trabalho temporário

Visto e atestado de antecedentes criminais podem demorar até dois meses e meio para ficarem prontos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Com a proximidade do final do ano, o número de brasileiros que se preparam para ir ao Japão para fazer arubaito – trabalho temporário de curta duração – aumenta bastante.

Quem pretende aproveitar essa oportunidade – para adquirir experiência ou mesmo para ganhar dinheiro – precisa ficar atento, já que a abertura das vagas aos interessados ocorre nos meses de setembro e outubro.

Como o embarque para o arubaito costuma acontecer na primeira quinzena de dezembro, é preciso se preparar, uma vez que o visto pode levar até 45 dias para sair, para quem é sansei. Além disso é preciso ter, antes de solicitar o visto, a certidão de antecedentes criminais, que demora 30 dias para ficar pronta, ou seja, quase dois meses e meio só para arrumar os papéis necessários para o embarque.

Dificuldades

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com a Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD), o arubaito é sempre bastante procurado porque dá ao jovem a oportunidade de ter uma experiência de vida no Japão durante as férias.

A ABD alerta que viajar ao Japão ficou mais complicado desde que o governo nipônico começou a exigir dos sanseis (descendentes de terceira geração) atestados de antecedentes criminais das Polícias Federal e Civil.

Como a emissão da declaração e do visto são bastante demorados e o trabalho temporário geralmente é realizado nas férias da faculdade, a espera pelo documento solicitado muito em cima da hora pode significar a perda da oportunidade.