Área comercial puxa ofertas de posições profissionais em fevereiro

Pouco atrás, está a área de Engenharia, com 9,2% das vagas, assim como a área financeira, com 7,2%

Publicidade

SÃO PAULO – A área comercial mostrou-se aquecida no segundo mês do ano e respondeu por 12% das 1.513 ofertas de vagas gerais no mercado de trabalho brasileiro, divulgou a Ricardo Xavier Recursos Humanos nesta quinta-feira (17).  

Pouco atrás no número de posições abertas, está a área de Engenharia, com 9,2% das vagas, assim como a área financeira, com 7,2% das oportunidades lançadas em fevereiro.

De acordo com a consultoria, as outras áreas que também estiveram aquecidas em fevereiro foram: Recursos Humanos (6,1%), Administrativa (4,8%) e Marketing (4,4%).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Oportunidades
O número de oportunidades no mercado de trabalho recuou 5,26% em fevereiro, em relação ao mês anterior, segundo o estudo. Devido ao menor número de dias úteis, fevereiro apresentou menos oportunidades de emprego no mercado de trabalho do que janeiro, explica a consultoria.

“Fevereiro tem menos dias úteis do que o restante dos meses. Como o declínio em relação a janeiro foi muito pequeno, podemos verificar que, na verdade, o mercado de trabalho se manteve estável”, afirma o presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Terra.

As companhias nacionais seguiram entre as que mais abriram vagas de trabalho no período, com 76,53% das posições, sendo o restante das vagas oferecidas pelas multinacionais.

Continua depois da publicidade

Posições 
No segundo mês do ano, Engenharia foi a formação mais solicitada pelas empresas. Do total de vagas abertas, 21,07% exigiam engenheiros para as posições.

Veja a relação das dez graduações mais solicitadas no período:

1. Engenharia (21,07%)

Continua depois da publicidade

2. Administração (12,81%)

3. Ciências Contábeis (6,4%)

4. Economia (3,87%)

Publicidade

5. Propaganda/ Publicidade e Marketing (3,15%)

6. Psicologia (1,91%)

7. Tecnologia da Informação (1,86%)

Continua depois da publicidade

8. Direito (1,39%)

9. Química (0,72%)

10. Farmácia/ Bioquímica (0,67%)

Publicidade

Localidades
São Paulo (Capital e Grande SP), Campinas (Interior de SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) são as áreas mapeadas pela pesquisa.

Dentre elas, as que mais abriram vagas foram Campinas (24,85%) e São Paulo (23,53%). Na sequência, estão Salvador (15,86%), Rio de Janeiro (12,82%), Porto Alegre (12,69%), Belo Horizonte (9,91%) e Curitiba (0,34%).