Área comercial foi a que mais contratou em agosto, diz consultoria em RH

Demanda por profissionais concentrou 16,8% das oportunidades no oitavo mês do ano

SÃO PAULO – Em agosto, o setor comercial foi o que mais ofereceu empregos, segundo um levantamento mensal realizado pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos. De acordo com as informações divulgadas nesta segunda-feira (12), o segmento em questão concentrou cerca de 16,8% das oportunidades.

Na sequência de abertura de vagas se destacaram setores, como o de Engenharia, com 12,3% das vagas, e o de Administração, com 7,9%. Já o setor Financeiro alcançou a quarta posição, registrando 6,9% da demanda por profissionais.

Graduações em destaque
No quesito graduação, o setor de engenharia manteve a liderança verificada nos últimos meses, ao deter 22,96% das ocupações.

PUBLICIDADE

Também se destacaram em agosto as graduações de Administração (14,89%), Ciências Contábeis (7,619%), Economia (5,16%), Propaganda/ Publicidade e Marketing (2,85%) e Direito (1,92%).

Para João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, o resultado é positivo e mostra que diferentemente do que muitos possam imaginar, o País não enfrenta um momento de recessão. “Alguns setores, como o industrial, podem sentir mais os reflexos da crise, mas o cenário ainda é favorável e o mercado carece de mão de obra qualificada”, diz.

Números gerais
Ainda conforme o levantamento da Ricardo Xavier, que abrange São Paulo (capital e Grande SP), Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, a localidade que mais abriu vagas no mês de agosto foi São Paulo, com 53,79% das oportunidades.

Campinas aparece na segunda colocação, com 17,38%, seguida por Salvador (11,32%), Porto Alegre (8,73%), Belo Horizonte (5,68%) e Rio de Janeiro (3,10%).

Ao todo, a Ricardo Xavier Recursos Humanos registrou a abertura de 2.164 novas posições no mês de agosto – 1,78% mais do que o registrado no mês de julho.