Aquecimento do mercado de trabalho não deve afetar meta de inflação, diz Ipea

Aumento salarial no setor de serviços também não deverá exercer pressão significativa sobre os preços

Publicidade

SÃO PAULO – O aquecimento do mercado de trabalho não deve pôr em risco a meta de inflação do Banco Central, de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O GAP (Grupo de Análises e Previsões) do instituto apontou que o aumento salarial no setor de serviços também não deverá exercer pressão significativa sobre os preços, segundo a Agência Brasil.

Mercado de trabalho
O Ipea também não acredita que o Brasil tenha atingido a condição de pleno emprego. Segundo o instituto, as pesquisas, por serem centradas principalmente nas regiões metropolitanas, podem ocultar o subemprego em mercados regionais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o técnico de Planejamento do GAP, Fernando Mattos, o desemprego oculto pelo trabalo precário ou pelo desalento pode corresponder a 50% da taxa de desemprego.

Boletim
O Ipea divulgou na quarta-feira (14) o boletim “Conjuntura em Foco”, que apresenta dados como o PIB (Produto Interno Bruto), desempenho da atividade nos setores industrial e comercial, produtividade e inflação, rentabilidade da indústria e perfil dos saldos comerciais, estrutura a termo das taxas de juro e os rumos da política monetária, evolução e composição das transferências públicas de previdência e assistência social.