Aproveite: empresas oferecem programas que promovem hábitos saudáveis

Pesquisa mostra que 21% delas têm academia de ginástica, enquanto 37% oferecem massagem

SÃO PAULO – Muito se fala da importância da qualidade de vida para um profissional, fator que é deixado de lado enquanto se buscam resultados e o sucesso na carreira. Mas, para aqueles que se negam a adotar um estilo de vida mais saudável, até mesmo as empresas estão forçando esse comportamento. De que maneira? Por meio de programas de auxílio saúde.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria de Recursos Humanos Watson Wyatt, com 249 empresas de diversos segmentos, 21% delas disseram que há um espaço dentro da companhia para academia de ginástica. Praticar exercícios físicos pode ser uma forma de lazer e de escape da tensão, além de ser ótimo para manter a saúde em dia.

Organize seu dia, para que possa ir à academia antes ou depois do expediente. Para ter mais qualidade de vida, a neuropsicóloga do Hospital Albert Einstein, Camila Prade, deu a seguinte dica: distribua as atividades, para não ficar sobrecarregado em alguns dias, e saiba o que priorizar.

Descanso e relaxamento

PUBLICIDADE

Quebrando o tabu de que empresa é lugar de estresse, outras 37% oferecem espaço para massagem (laboral, shiatsu e etc). Imagine depois do almoço poder tirar aquela tensão que acaba por prejudicar a sua coluna. Mas cuidado para não abusar demais e esquecer do horário de voltar para a labuta.

Ainda mais radicais, 17% das companhias entrevistadas na pesquisa simplesmente oferecem um local específico para descanso dos funcionários, onde é possível tirar uma sesta, como é chamado o descanso após o almoço, bastante adotado em alguns países. Para aliviar o estresse, que surge em meio a tantas cobranças e pressões, vindas até mesmo da própria pessoa, 14% das empresas disseram que oferecem terapias alternativas.

Esse tipo de programa deve ser considerado até mesmo no momento de escolha de empresas para se trabalhar.

Outros dados

Cientes de que um profissional saudável produz mais, as empresas ainda estão dando outros benefícios relacionados à saúde: 77% delas oferecem vacinas contra a gripe, 58% possuem um ambulatório médico para atendimento assistencial e 64% têm campanhas específicas de promoção da saúde.