Aproveite a melhora da qualidade de cursos de especialização no Brasil!

Segundo diretor de IPT, mestrado e doutorado são únicos níveis de ensino adequados no país; veja dicas antes de optar por um deles

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e consultor da Avaliação Trienal do período de 2004-06 dos cursos de mestrado e doutorado do país, Vahan Agopyan, a quantidade e a qualidade destes cursos aumentaram no Brasil.

“É o único nível de ensino (mestrado e doutorado) no país em que se pode afirmar que o aluno terá um ensino adequado”, afirmou Agopyan à Agência Brasil.

Diante desta informação, quem está há um tempo no mercado de trabalho e pretende passar por uma especialização deve pensar na realização destes cursos, o que ainda aumentará as chances de alcançar o sucesso na carreira.

Vagas

Aprenda a investir na bolsa

As chances aumentam porque, segundo pesquisa realizada pela consultoria DBM, somente nos primeiros cinco meses do ano, cresceu a demanda por executivos no mercado de trabalho brasileiro.

De acordo com os dados, de janeiro a maio, o volume de vagas abertas para profissionais de média gerência, diretoria e presidência subiu, em média, 8% ao mês. A procura por pessoas com conhecimento neste nível tem aumentado. Basta se aperfeiçoar, e você poderá ocupar uma destas vagas.

“Trata-se de uma tendência de alta que começou a ser verificada em dezembro do ano passado, mas que está se intensificando”, disse a responsável pela gestão do Banco de Oportunidades da consultoria, Beth Barros.

O que fazer?

Para tomar a atitude de participar destes cursos, em primeiro lugar, o profissional deve atentar ao seu planejamento de carreira e ao próprio perfil. Veja abaixo alguns pontos para analisar a decisão de seguir até o mestrado ou o doutorado:

  • Em que ponto está sua carreira?: É claro que se deve investir no currículo, mas não é nada produtivo, porém, criar o hábito de se viver exclusivamente para estudar. Isto está praticamente fora da nossa realidade!
  • Sua família o apóia?: É muito importante contar com o apoio de quem amamos em um momento como este. Afinal, são mais alguns anos de dedicação, abdicando de alguns momentos de lazer, noites de sono e certas economias.
  • Qual o seu momento?: Está pronto para encarar o desafio? Suas energias estão em dia para mais estudos? Consegue encaixar em sua rotina, e em seu orçamento, mais este passo? Respostas positivas indicam “vá em frente”.
  • Qual dos dois fazer?: O mestrado prepara o pesquisador, fornece bases para quem quer seguir a carreira. É capacitado a dar aula em universidades, mas é considerado como “no início de carreira acadêmica”. O curso tem duração aproximada de dois anos e um custo médio de R$ 25 mil. Já o doutorado possibilita ao profissional que evolua em suas pesquisas e cresça em sua carreira acadêmica, adquirindo autonomia, por exemplo, para publicar pesquisas elaboradas. A duração, neste caso, é de quatro anos, e o custo dobra: R$ 50 mil, em média.