AO VIVO Análise Técnica na prática: como um trader ganha dinheiro na Bolsa?

Análise Técnica na prática: como um trader ganha dinheiro na Bolsa?

Aprenda a ganhar tempo e eficiência na leitura

Por meio de estratégias, especialista garante que é possível trabalhar lado não consciente a favor da retenção das informações

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Para de fato reter as informações por meio da leitura, é necessário, em primeiro lugar, ter uma motivação, uma necessidade. Mas o objetivo do indivíduo não pode ser amplo, senão ele se perde. Com isso, cria-se um estado emocional propício ao aprendizado.

A explicação é de Huaras Duarte, que ministra um curso intitulado “Fotoleitura”, na OmnisMind, que traz métodos novos de leitura e aprendizado. Ele conta que, quando as pessoas, de fato, aprendem, elas fazem uma conexão do todo com o detalhe.

O consciente e o inconsciente

O método se propõe a trabalhar o consciente e o inconsciente da pessoa. Por meio de estratégias, o especialista garante que é possível trabalhar esse lado não consciente a favor da retenção das informações.

Aprenda a investir na bolsa

“Existem situações nas quais nos surpreendemos com sabedorias que não sabíamos que tínhamos. Por exemplo, já deve ter acontecido com você: em uma prova de testes, às vezes, escolhemos logo de cara uma alternativa que achamos que é a certa. Mas, depois começamos a pensar, pensar e, no final, optamos por outra alternativa, mas que não era a correta”, explica. “Há informações que estão registradas na nossa mente, mas nem suspeitamos”, acrescenta.

E por que é importante trabalhar nossa forma de ler e reter informações? Porque hoje temos pouco tempo a perder, ao mesmo tempo em que existem muitas informações disponíveis no mundo. “Se você entrar na internet, tem acesso a todo um mundo”, brinca Duarte.

Método

Se seu objetivo é ler por prazer, leia palavra por palavra, não há pressa! Mas, se você é um vestibulando que tem nas mãos uma lista com 20 livros que irão cair no vestibular, talvez, um método apropriado é fazer um resumo do livro. Como? Não é preciso ler o livro inteiro, apenas apure quem são os personagens, as características principais deles, o foco da obra, o estilo, o que o autor pretende, o clímax e o desfecho. “Isso é possível fazer em duas horas”, garante o professor.

Ele conta que, antes de ler um livro, utiliza técnicas de relaxamento, dá uma folheada na obra, para perceber o todo e, depois, lê tudo, para entender os detalhes. É uma forma de entrar em contato com o inconsciente, para facilitar a retenção das informações. Por fim, ele lembra que a postura é muito importante. “Quem consegue ficar concentrado deitado na cama?”, questiona.

Existe o ambiente ideal quanto à iluminação, à cadeira ou poltrona e à ventilação. No entanto, é importante também ser flexível e adaptar a leitura ao seu dia-a-dia. Por isso, se você só tem tempo de ler quando está no metrô ou ônibus, invista nisso. O importante é se manter motivado para aprender!