Aposentados e pensionistas passam a receber seus benefícios nesta 2ª feira

A partir deste mês os beneficiários do INSS já podem contar com o reajuste dos benefícios em 9,20%

SÃO PAULO – O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) começa a pagar, a partir desta segunda-feira (01/07), os benefícios dos aposentados e pensionistas filiados à Previdência Social, bem como dos benefícios dos idosos a partir de 67 anos e das pessoas portadoras de deficiência beneficiadas pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

O benefício é referente ao mês de junho de 2002. Para quem recebe o salário mínimo como benefício o valor a ser pago será de R$ 200, que reflete o novo salário mínimo em vigor desde 1º de abril. Já os aposentados que recebem mais de um salário mínimo como benefício, terão direito a um reajuste de 9,2% nos valores recebidos, a partir deste mês. Os gastos totais estimados com o pagamento destes benefícios devem custar ao INSS cerca de R$ 7 bilhões. Atualmente, o INSS detém cerca de 20,6 milhões de beneficiários.

Como fica a forma de pagamento

Atualmente 3,4 milhões de beneficiários já recebem seus pagamentos diretamente em conta corrente, o que corresponde a 16,65% do total. Para receber o dinheiro direto na conta é muito simples, basta acessar o site da Previdência Social, clicar em “Serviços”, “Segurados” e em “Formulários da Previdência Social”. O primeiro da lista é o formulário de “Autorização para Pagamento de Benefício em Conta-Corrente”. Por fim, basta preencher, imprimir e levar o formulário ao banco onde possui a conta.

Calendário de pagamento

PUBLICIDADE

Para saber quando é a data do pagamento do seu benefício, basta seguir pela ordem do último número do benefício, por exemplo: quem tem o número com o final 1 deve receber no dia 1º de julho, quem tem o final do benefício o número 2, deverá receber no dia 2 e assim por diante. Vale lembrar que são válidos apenas os dias úteis.

A tabela abaixo ilustra as datas de pagamento dos benefícios de acordo com o último número do benefício.


























Final do
benefício
Data do
pagamento
101/07
202/07
303/07
404/07
505/07
608/07
709/07
810/07
911/07
012/07

Fonte: Ministério da Previdência Social