Emprego

Após envio de currículo, profissional deve aguardar três dias para fazer contato

Diretores de recursos humanos do País defendem que prazo é o ideal para manter a reputação do candidato na empresa

SÃO PAULO – Na busca por oportunidades no mercado de trabalho, muitos profissionais acabam metendo os “pés pelas mãos” e falham ao entrar em contato com um recrutador ou empresa imediatamente após o envio de um currículo para uma vaga. Mas será que existe um tempo certo para realizar este contato?

Ao que parece, sim. Segundo uma recente pesquisa da Robert Half, por exemplo, para manter a reputação e não se queimar no mercado, o candidato deve aguardar três dias para realizar o primeiro contato com a empresa em que está pleiteando uma vaga, segundo a opinião de 39% dos diretores de recursos humanos consultados.

Ranking

Hoje o Brasil é o segundo País do mundo com menor tempo de retorno de currículos. O primeiro é a China.

PUBLICIDADE

“A média mundial de espera é de 6 a 7 dias segundo 24% dos entrevistados. Na Alemanha, por exemplo, o tempo da espera deve ser de 11 a 14 dias, segundo 27% dos diretores de RH daquele País. Já na nos Emirados Árabes e na Bélgica os candidatos devem esperar mais de 14 dias para o contato, de acordo com 28% e 25% dos participantes, respectivamente”, detalha a pesquisa que consultou 1.876 diretores de RH de 16 países.