Após cinco anos de formado, maioria dos engenheiros ocupa cargos estratégicos

Segundo pesquisa do Vagas.com, entre os cargos ocupados estão os de supervisões, coordenadoores, gerentes ou diretoria

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Cada vez mais os engenheiros estão conquistando posições de gestão em empresas e recebem melhores propostas de empregos. Uma pesquisa realizada pelo site de carreira, Vagas.com.br, revelou que quase 60% dos profissionais graduados na área há mais de cinco anos atuam em posições estratégicas, como supervisões, coordenadoores, gerentes ou diretoria. Além disso, 46% dos engenheiros trocaram de emprego nos últimos dois anos.

“A procura por esse tipo de profissional aumentou muito nos últimos anos. O engenheiro hoje ocupa posições estratégicas nas companhias e participa de decisões importantes onde atua. Vemos também uma crescente movimentação desse público em busca de novas oportunidades. Há muitas ofertas para quem trabalha nessa área”, analisa o gerente comercial da Vagas Tecnologia, Luís Testa.

O estudo também indica que mais da metade desses profissionais, 58%, atua em uma empresa de grande porte. Cerca de 24% estão em companhias de médio porte e 13% trabalham em organização de pequeno porte. Apenas 3% deles prestam serviço para microempresas e o restante, 2%, trabalham como autônomos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro idioma
A fluência em uma segunda língua também foi analisada. Cerca de 20% responderam ser fluentes em inglês e 5% revelam falar espanhol. Mais de 3% afirmaram ser fluentes nos dois idiomas.

Metologia
A pesquisa foi realizada com mais de 105.179 currículos de profissionais com graduação em alguma área de Engenharia cadastrados no portal Vagas.com.br.

Do total deles, 78% são homens e 22% mulheres. A idade está na faixa de 34 anos e a pretensão salarial média foi de R$ 5.261. Mais de 65% informaram trabalhar em área ligada à Engenharia.