Após cinco anos de formado, maioria dos engenheiros ocupa cargos estratégicos

Segundo pesquisa do Vagas.com, entre os cargos ocupados estão os de supervisões, coordenadoores, gerentes ou diretoria

SÃO PAULO – Cada vez mais os engenheiros estão conquistando posições de gestão em empresas e recebem melhores propostas de empregos. Uma pesquisa realizada pelo site de carreira, Vagas.com.br, revelou que quase 60% dos profissionais graduados na área há mais de cinco anos atuam em posições estratégicas, como supervisões, coordenadoores, gerentes ou diretoria. Além disso, 46% dos engenheiros trocaram de emprego nos últimos dois anos.

“A procura por esse tipo de profissional aumentou muito nos últimos anos. O engenheiro hoje ocupa posições estratégicas nas companhias e participa de decisões importantes onde atua. Vemos também uma crescente movimentação desse público em busca de novas oportunidades. Há muitas ofertas para quem trabalha nessa área”, analisa o gerente comercial da Vagas Tecnologia, Luís Testa.

O estudo também indica que mais da metade desses profissionais, 58%, atua em uma empresa de grande porte. Cerca de 24% estão em companhias de médio porte e 13% trabalham em organização de pequeno porte. Apenas 3% deles prestam serviço para microempresas e o restante, 2%, trabalham como autônomos.

PUBLICIDADE

Outro idioma
A fluência em uma segunda língua também foi analisada. Cerca de 20% responderam ser fluentes em inglês e 5% revelam falar espanhol. Mais de 3% afirmaram ser fluentes nos dois idiomas.

Metologia
A pesquisa foi realizada com mais de 105.179 currículos de profissionais com graduação em alguma área de Engenharia cadastrados no portal Vagas.com.br.

Do total deles, 78% são homens e 22% mulheres. A idade está na faixa de 34 anos e a pretensão salarial média foi de R$ 5.261. Mais de 65% informaram trabalhar em área ligada à Engenharia.