Aperfeiçoamento: você aproveita os recursos que seu emprego oferece?

Companhias investem em cursos, palestras e eventos. Você participa de tudo isso? Aproveita financiamentos para aprendizado?

SÃO PAULO – As empresas oferecem cursos de atualização e treinamento para os funcionários, pois o mercado de trabalho exige pessoas que saibam sobre novas tecnologias, técnicas e processos. Embora muitas companhias se importem com este aspecto, será que você tem dado aproveitado satisfatoriamente essa vantagem financeira e profissional?

Não ignore possibilidades

Quando e-mails sobre cursos on-line, de aperfeiçoamento ou treinamento chegam, você nem dá importância, afinal, não há tempo de realizá-los? Mesmo com o dia agitado, nada de ignorar essa possibilidade de aprendizado.

Procure agarrar as oportunidades que podem lhe proporcionar avanços, não apenas no emprego atual mas para a sua carreira. O conhecimento é uma grande ferramenta e cabe a você explorá-la da melhor forma. Outro ponto importante: o fato da empresa lhe oferecer o treinamento sinaliza real interesse pelo seu trabalho. Sendo assim, corresponda às expectativas!

Saiba da importância

PUBLICIDADE

Todas essas possibilidades têm grande relevância para sua vida profissional e poderão enriquecer o seu currículo. São novos aprendizados que determinarão o quanto você está atualizado na sua área de atuação. Com novos conceitos, é natural que sua criatividade também se expanda, o que é um grande diferencial no mundo corporativo.

Por isso, aproveite. Mas será que você, mesmo aceitando convites para palestras, cursos e eventos, têm garantido aprendizado?

Aproveitamento

De nada adianta você ir a um curso, o que demandará tempo que poderia ser gasto em outra atividade, se você não está apto a aproveitá-lo. É preciso atenção e estar relaxado, para que possa absorver o máximo de informação possível. Além disso, é muito indicado que se anote tudo aquilo que for dito, já que a empresa poderá pedir algum tipo de retorno, em forma de relatório ou aplicação em um projeto que está apenas começando.

Estando apto a participar de atividades e ainda sabendo aproveitá-las, pode-se ter vantagem financeira também! Você sabe quanto custa aquele curso que a empresa lhe ofereceu? Imagine ter de pagar por ele? Pois é, este é um dos motivos que devem incentivá-lo a participar.

Além disso, as empresas também investem na capacitação de seus profissionais em universidades e grandes instituições. Se sua empresa é de grande porte e lhe oferece abertura, por que não negociar o financiamento de sua especialização? Neste caso, há uma troca de favores: você ganha ajuda financeira e a empresa, um profissional mais qualificado.