Apenas 2% dos alunos cogitam em seguir carreira docente, diz pesquisa

Baixa remuneração, desvalorização social são motivos apontados para não ecolha da profissão de professor

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – Você já pensou em ser professor? Se respondeu que não, saiba que não é o único. Segundo levantamento encomendado pela FVC (Fundação Victor Civita) à Fundação Carlos Chagas, apenas 2% dos alunos do Ensino Médio têm interesse em seguir a carreira docente.

“O estudo mostrou que um terço dos jovens entrevistados chegou a cogitar a carreira de professor, mas desistiu em função da baixa atratividade”, afirmou a diretora-executiva da FVC, Angela Dannemann. A pesquisa entrevistou 1,5 mil alunos do Ensino Médio de 18 escolas públicas e privadas do País. 

Baixa remuneração, desvalorização social, falta de identificação profissional ou pessoal e o desrespeito dos alunos foram os principais motivos apontados pelos estudantes para não escolherem a carreira de professor.

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Percepção dos alunos
A pesquisa também apontou a percepção dos entrevistados em relação a ser professor, com aspectos positivos e negativos, conforme mostra a tabela abaixo: 

SER PROFESSOR
POSITIVO   NEGATIVO
Profissional revelante Profissional desvalorizado
Modelo/exemplo Profissional desrespeitado pelo governo
Formador de opinião Profissional desrespeitado pela sociedade
Valor social Profissional desrespeitado pelos alunos

Os estudantes, de modo geral, acreditam que os docentes da escola privada são mais motivados e melhor remunerados. Já os jovens das escolas públicas idealizam o professor da escola particular. Na percepção dos estudantes, os alunos da escola privada são “mais educados” e os da pública “são mais difíceis”.

“Eu vejo muita diferença entre professores de escola pública e de escola particular. O professor de escola particular sempre vem animado para a escola, porque ele sabe que, talvez, ele tenha uma turma um pouco mais bem educada do que o de uma escola pública; e também porque eles são bem melhor remunerados. Não que o dinheiro traga felicidade, mas ajuda”, comentou na entrevista um aluno de escola pública de Joinville (SC).

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Cursos mais procurados
As profissões mais almejadas pelos alunos que responderam a pesquisa são Administração, Engenharia, Direito e Medicina. Na escola pública, os cursos de Pedagogia e Licenciatura aparecem em 16º e 24º lugar, respectivamente, enquanto no ensino particular, eles estão na 36ª e 37ª posição.

Entre os alunos que decidem ser professor, 87% estudaram em escolas públicas, 77% são mulheres e metade deles tem uma família cujos pais estudaram no máximo até a 4ª série do Ensino Fundamental. Além disso, 45% afirmam ter conhecimento nulo em inglês e 39% têm renda familiar inferior a três salários mínimos.

De acordo com o estudo, o fator mais atraente para a escolha da carreira docente foi a possibilidade de ensinar e transmitir conhecimentos. Essa atividade parece estar ligada ao prazer de trabalhar com a aprendizagem do outro.

Possíveis soluções 
A FVC desenvolveu um painel com especialistas na área da Educação para discutir as possíveis soluções para problema de baixa atratividade da carreira docente no País. O painel identificou oito sugestões que ajudariam a melhorar esse cenário. Confira:

“Para que a educação no País tenha uma evolução constante nos próximos anos, é fundamental que os melhores alunos se sintam atraídos pela carreira docente. Para que isso possa acontece, é necessária uma boa dose de investimentos e medidas do setor público e da iniciativa privada”, finalizou Angela.