Dinossauros

Aparelhos de fax devem desaparecer dos escritórios, aponta LinkedIn

30% dos profissionais brasileiros sonham em ter uma área no escritório que tenha luz solar

SÃO PAULO – O LinkedIn divulgou o resultado do estudo “Ferramentas de Escritório em Extinção”. De acordo com o levantamento, 81% dos profissionais brasileiros apostam que o aparelho de fax está em extinção.

O estudo foi feito com mais de sete mil profissionais ao redor do mundo e perguntou quais ferramentas de trabalho e tendências são mais prováveis de não serem vistas no ambiente de trabalho até 2017.

Para os profissionais brasileiros os 10 itens e tendências de escritórios que estão se tornando raros e podem até desaparecer nos próximos cinco anos, depois do aparelho de fax são: padrões de horário de trabalho (62%), gravadores de fita (48%), computadores de mesa (41%) e trajes formais de trabalho, como terno e gravata, com 35%.

PUBLICIDADE

Os pesquisados também elencaram porta-cartões de mesa (29%), escritório com porta (26%), baias (25%), telefones de mesa (23%) e cartões de visita (17%).

No mundo
Globalmente, os profissionais selecionaram as ferramentas de trabalho que estão se tornando onipresentes, entre elas estão os tablets (55%), armazenamento em nuvem (54%), horas flexíveis de trabalho e smartphones (52%). Já os profissionais brasileiros selecionaram, com 62%, as horas flexíveis de trabalho como tendência.

Futuro
O levantamento também apontou os sonhos que os profissionais ao redor do mundo gostariam de ver no futuro. Entre eles estão ter um clone ou assistente para ajudá-lo ao longo do dia (25%), um lugar no escritório que tenha luz natural (25%) e um lugar quieto no escritório onde você possa tirar um cochilo (22%).

O sonho número um para os profissionais brasileiros é ter uma área no escritório que tenha luz solar (30%).

Um dos destaques da pesquisa é que 19% dos pesquisados globais disseram que gostariam de ter um botão de mudo para seus colegas de trabalho, para não ouvi-los falar.