Amizades no trabalho aumentam produtividade

Segundo presidente da ABQV, amizade forma clima mais prazeroso, propicia engajamento e, por fim, aumenta rendimento do profissional

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Alberto Ogata, formar amizades no ambiente de trabalho podem trazer conseqüências positivas.

Para ele, a integração traz um clima prazeroso e descontraído que facilita o convívio, propicia o engajamento da equipe e, conseqüentemente, aumenta a produtividade do profissional.

Cuidados

Mas, depois de formada a relação, o profissional deve tomar cuidado. “O importante é dosar a influência dessa amizade na vida profissional. É imprescindível maturidade para não misturar assuntos do ambiente profissional aos de âmbito pessoal”, disse.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, segundo Ogata, a amizade não deve ser confundida com benefício profissional quando envolver subordinado e líder. Para facilitar, neste caso, ele indica que assuntos da empresa somente sejam tratados nela, e os de âmbito pessoal, fora do horário de trabalho.

Ambiente agradável

Mesmo que não seja possível se tornar amigo de um colega de trabalho, ter uma relação boa é imprescindível. Por isto, Ogata dá as seguintes dicas:

  • Evite falar da vida pessoal no expediente, bem como não leve problemas de casa para o trabalho;
  • Seja educado e fale sempre obrigada. Diga “oi” quando chegar e se despeça ao ir embora;
  • Por fim, em programas informais, não fale somente de assuntos profissionais nem sobre pessoas da empresa, o que se transformará em fofoca.