Ambiente de trabalho: hábitos ruins causam problemas de saúde

Não fazer manutenção de ar-condicionado, por exemplo, pode desenvolver alergias e infecções mais sérias

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Sinusites, rinites, amigdalite, bronquite, asmas e outras doenças podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho devido ao hábito de não fazer a manutenção do ar-condicionado, o que diminui o rendimento do trabalhador.

Com as janelas fechadas e o ar condicionado funcionando de maneira inadequada, estes problemas podem se transformar em, por exemplo, uma infecção mais grave como pneumonia, que afasta o trabalhador por até uma semana.

A falta de tempo, esquecimento ou desconhecimento do assunto não devem impedir que o responsável na empresa pelo equipamento faça a manutenção periódica. Dessa maneira, o ar-condicionado se transforma em um proliferador de doenças.

Visão

PUBLICIDADE

Os hábitos no ambiente de trabalho podem fazer com que as pessoas desenvolvam doenças sérias, como as de visão, para quem passa muito tempo em frente ao computador.

“Os mais frequentes são dores de cabeça, irritação e vermelhidão na vista, sensações de ardor, tremor involuntário das pálpebras e o agravamento de visão em geral”, disse o diretor do Eye Care Hospital dos Olhos, Renato Neves.

Postura

Sentar de qualquer jeito, ficar muito tempo em pé e a postura inadequada podem causar outros problemas de saúde. O correto é que mesas e cadeiras estejam ajustadas à altura do usuário, permitindo que a coluna permaneça ereta e que a pessoa não precise se curvar.

O ideal é que o mobiliário tenha espaço livre para permitir o movimento das pernas. Os braços das cadeiras devem ter apoio para os cotovelos e altura adequada. O ambiente, por sua vez, deve ser claro, sem reflexos diretos no computador.