Ambiente de trabalho: aprenda como e quando dizer não!

Delicadeza é fundamental nesta hora, para não criar conflitos; além disso, se não puder fazer, é melhor rejeitar mais atividades

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Muitas vezes você está atolado de trabalho, mas para não desapontar seu chefe ou para que seja visto como eficiente, acaba por adotar uma outra atividade. Isso já aconteceu com você?

Se foi uma vez ou outra, pode até ser normal, mas saiba que os efeitos de práticas como esta podem ser negativos. Saber dizer não no ambiente de trabalho é muito importante, já que esta atitude está diretamente ligada à sua capacidade de produção e de relacionamento com as pessoas, o que afeta sua imagem. Você sabe como e quando usar esta palavra?

Não seja rude

Mesmo que o estresse do dia-a-dia já o tenha afetado, é importante ter calma. Recusar algo de uma pessoa, como um trabalho a fazer ou uma ajuda em um projeto, pode fazer com que ela se sinta ofendida, e inimizades e conflitos são as coisas que mais devem ser evitadas no ambiente de trabalho.

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Por isso, quando for recusar, explique os motivos até que a pessoa os entenda, mesmo que não concorde com você. Mas tenha em mente de que preguiça e falta de vontade não são motivos relevantes e, se você quiser marcará-los, com certeza será pego e ficará taxado como alguém com quem não se pode contar.

Caso tenha dúvidas sobre se poderá cumprir com aquela proposta ou não, simplesmente informe a pessoa sobre a possibilidade de não conseguir fazer aquilo, mas deixe-a escolher se destinará a atividade para você ou se preferirá escolher outra pessoa. Se não conseguir, não se sinta culpado, você informou!

Muito trabalho?

Quando você estiver mesmo com muito trabalho a realizar e não tiver tempo para realizar mais uma atividade, simplesmente diga não. As conseqüências de dizer sim de maneira inadequada serão: a imagem de que você não tem a capacidade de cumprir o que promete e a de que é desorganizado.

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Com estas atitudes, você ainda perderá a confiança de seu chefe, o que sera horrível para o relacionamento entre vocês. Por estes motivos, saiba que dizer não em alguns momentos pode ser melhor para sua vida profissional.

Quando fugir do seu alcance e conhecimento, você pode escolher por dizer não somente para o fato de realizar a atividade sozinho. Isso porque você sempre deve estar disposto a fazer o que lhe propõem, exceto na situação acima, para não mostrar desinteresse. Mas também pode deixar claro que foge de sua capacidade realizar a atividade sem nenhum auxílio.