Alta de 10% do mercado de seguros neste ano deve aumentar busca por talentos

"Mercado valoriza o profissional com visão estratégica e preparado para atuação em empresas globais", diz diretora da Asap

SÃO PAULO – O mercado de seguros é promissor no Brasil. De acordo com o superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Paulo dos Santos, ele deve crescer 10% neste ano e, por conta disso, aumenta a busca de talentos para o setor.

“A busca por profissionais qualificados é inevitável. Hoje, a posição do Brasil é de destaque internacional, os investidores estrangeiros estão de olho em nós e os indicadores macroeconômicos, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vão fazer o mercado crescer ainda mais”, afirmou Dalva Marques, diretora responsável pelo setor na Asap, empresa de recrutamento de executivos em início de carreira gerencial.

O setor representa 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e teve um crescimento de 50% entre 2007 e 2009. A expectativa é de que o setor represente entre 10% e 12% do produto nos próximos 10 anos.

PUBLICIDADE

Vagas
Na Asap, as seguradoras já são responsáveis por 29% da geração de projetos dentro do segmento de mercado financeiro. De acordo com os dados da empresa, 41% das vagas para o setor são para aumento de quadro de funcionários, enquanto 29% são para substituição de equipe e outras 30% referem-se a novas posições.

Dentre as áreas de atuação estão as técnicas, de distribuição, atuarial, contabilidade, estatística, informática, marketing, recursos humanos e financeiro.

De acordo com Dalva, além de formação e qualificação profissional, ter fluência em um segundo idioma, preferencialmente o inglês, tem sido o grande diferencial dos profissionais que ocupam uma posição de destaque. “O mercado valoriza o profissional com uma visão cada vez mais estratégica e preparado para atuação em empresas globais”, ressaltou.