Além de seu chefe, encontre boas referências no trabalho

Estas pessoas podem resolver seus problemas sem que seu chefe tome conhecimento. Mas você sabe quem são e como encontrá-las?

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Depois de passado o momento de treinamento, você deve realizar as atividades sozinho. Mas nem sempre isso é possível, já que algum desafio diferente ou situação antes não vivida exigem o auxílio de outra pessoa.

No entanto, nem sempre seu chefe estará ao seu lado e é por causa deste tipo de situação que você deve encontrar, além de seu superior direto, algumas referências no ambiente de trabalho.

Recursos Humanos

Imagine que você precise das informações sobre a utilização da sala destinada para reunião para conversar com o cliente, mas seu chefe está fora, ou que precisa saber se poderá sair meia hora mais cedo porque tem médico marcado, porém o superior faltou. O que você faz neste tipo de situação?

Aprenda a investir na bolsa

Existe um departamento na empresa que resolve estas questões: Recursos Humanos. Ele é encarregado de tratar dos assuntos referentes aos colaboradores, desde contratação até possíveis conflitos.

Por isso, sempre é bom manter um contato nesta área. É com ela que você poderá ter uma visão mais ampla do funcionamento da empresa, bem como a resposta para suas necessidades.

Colegas

Quando seu chefe está em horário de almoço, mas você precisa dar uma reposta urgente ao cliente, peça ajuda a algum colega de trabalho. Quando contratado para um novo trabalho, sempre determine um tutor, o qual poderá lhe ajudar em momentos difíceis ou, até mesmo, fazer o papel de “advogado do diabo” quando você precisar tomar uma decisão.

Eleja esta pessoa de acordo com o tempo em que está na empresa, seu conhecimento e pela afinidade que possui com ela. Com estes três pontos bem claros, saiba que seus problemas poderão ser solucionados sem que seu chefe saiba da existência deles.

Tecnologia

Um problema no seu computador pessoal pode fazer com que o trabalho de um dia seja desperdiçado. E o que fazer quando não se consegue imprimir, o documento não foi salvo ou a máquina travou?

Sempre tenha um contato na área de “sistemas” ou de tecnologia da empresa. É esta pessoa que lhe mostrará qual o problema que “empaca” seus projetos. Seu chefe, que tem outro tipo de formação, pode não saber como resolvê-lo.

PUBLICIDADE

Mas escolha uma pessoa calma e que tenha paciência para lhe explicar detalhes.

Respeite o momento do outro

Na hora de pedir ajuda ou explicação, respeite o momento dos colegas. Eles também têm atribuições e podem não estar disponíveis no momento que você necessita. Aguarde a melhor hora, tire suas dúvidas e, de preferência, anote-as, para que da próxima vez consiga resolver o problema sozinho, ou ainda, possa ajudar o colega que passar pela mesma questão sem saber o que fazer.