Ajuda na carreira: veja como tornar o ídolo um mentor

"Essas pessoas têm o que você quer e, quando sabe o que quer, você pode preparar o caminho para consegui-lo", diz Lindsey Pollak

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos jovens têm dúvidas sobre qual carreira seguir, e não poderia ser por menos, já que são pressionados a fazer uma escolha logo cedo. Mas uma saída para o problema, de acordo com a autora Lindsey Pollak, que escreveu o livro “Da Escola para o Mercado de Trabalho: 90 dicas para conseguir um bom emprego” (Summus Editorial), é seguir os ídolos.

“Essas pessoas têm o que você quer e, quando sabe o que quer, você pode preparar o caminho para consegui-lo”, diz a autora. Então, um primeiro passo é identificar quais são os seus ídolos, ou as pessoas cuja carreira você admira. A lista pode ir dos seus pais, amigos até professores e celebridades. Em seguida, note o que você admira nessas pessoas.

O segundo passo é aprofundar mais a pesquisa sobre essa pessoa: quantos títulos acadêmicos possui? Qual foi o primeiro emprego que conseguiu? Procure também identificar o que poderia lhe dar uma pista sobre o que fazer: seus ídolos têm MBA? Trabalharam para o governo? Começaram de baixo e subiram na careira? Eles podem lhe sugerir um caminho!

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Identificar e pesquisar seus ídolos é um excelente exercício de avaliação, além de uma tática concreta de planejamento de carreira e busca de emprego – se você der o passo final e fizer contato direto com eles. Isso requer um pouco de coragem, mas garanto que pode lhe trazer muitos benefícios”, diz a autora.

De ídolo a mentor

O mentor é um conselheiro profissional que ajuda uma outra pessoa a construir uma carreira bem-sucedida, passando conhecimento. Somente para citar alguns exemplos mais famosos, Sócrates foi mentor de Platão, Haydn de Beethoven, Johnny Carson de Jay Leno e Whitney Houston de Brandy.

Com base nesses exemplos, não pense que apenas pessoas muito talentosas é que possuem mentores. De acordo com a organização educacional canadense sem fins lucrativos Peer Resources, “o “mentoreamento” informal é provavelmente o método mais frequente de transmitir conhecimento e saberes na sociedade”.

Continua depois da publicidade

Para que o processo dê certo, confira algumas dicas dadas por Lindsey em seu livro, que podem ajudar você a encontrar e tirar o máximo proveito possível de um mentor: