Aikido: luta japonesa desenvolve habilidades profissionais

Executivo de tecnologia da informação aposta na atividade para promover disciplina e organização na carreira

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O maior motivo para a tensão dos profissionais de TI (tecnologia da informação) é a instabilidade, típica da profissão. Para combater este mal, que leva ao estresse, os executivos da área apostam em atividades diferenciadas.

O Aikido, arte marcial criada no Japão em 1942 e que ensina o espírito japonês de amor às forças da natureza, é um exemplo destas atividades. Além de promover o bem-estar, ela ainda capacita o profissional para o ambiente corporativo.

Vantagens da prática

Para o diretor comercial da CSF Storage – empresa de tecnologia – Moacir Ladeira, é uma luta essencialmente defensiva, baseada em movimentos fluidos e circulares que ajudam a desenvolver a disciplina e organização, por meio de técnicas que podem incluir armas como espadas, facas de madeira e bastão curto.

Aprenda a investir na bolsa

Para ele, é um verdadeiro exercício de autocontrole. “Aprendemos com paciência e com concentração a controlar os atos e avaliar os caminhos que queremos seguir e onde devemos chegar”, explicou.

Muita música e aprendizado

Além da luta japonesa, outra atividade que promove o desenvolvimento profissional é a de DJ. Para o diretor responsável pela área de negócios da Navita, empresa especialista em tecnologia, Roberto Dariva, a prática desenvolve a audição e a habilidade de concentração.

“No mundo dos negócios, quem se destaca é aquele que sabe ouvir e administrar o conteúdo. O trabalho de pesquisa, a capacidade de trabalhar em equipe e a liderança são características benéficas que consigo absorver da atividade de DJ”, disse.