Agilidade e desconfiança: qual a relação dos profissionais com a internet?

Segundo estudo, 68,47% dos entrevistados disseram que web ajuda no aprendizado; veja cuidados na relação com a rede

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Segundo estudo realizado pela MindQuest, em parceria com a empresa de pesquisa Fhios, 68,47% dos entrevistados disseram que a internet é importante para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Características como facilidade de acesso às informações, variedade e agilidade fizeram com que a maioria dos 325 diretores, gerentes e supervisores entrevistados afirmasse que a rede de computadores contribui para a formação.

Insegurança

A pesquisa mostrou ainda que a insegurança em relação às informações, dificuldade de navegação e acesso restrito são os pontos que mais comprometem a qualidade de um site durante a navegação para 61,81% dos profissionais ouvidos.

Aprenda a investir na bolsa

O que agrega valor ao site, por sua vez, é a qualidade do conteúdo, credibilidade e atualização, seguidos por agilidade na navegação, volume de informações e funcionalidades. Quando o assunto é credibilidade, 3,84% dos profissionais ouvidos disseram que a ferramenta de trabalho tem pouca verdade e qualidade de informações.

Quase 30% disseram acessar a web menos de uma vez por dia, o mesmo percentual dos que entram na rede uma vez por semana.

Relacionamento

Por mais que a ferramenta possa ajudar na busca por informações ou para agilizar as atividades no trabalho, o profissional não deve se render a essa facilidade. Veja abaixo alguns cuidados na relação com a rede.

  • E-mails: A oportunidade de mandar e receber mensagens com tanta praticidade vicia, não há a menor dúvida. Porém, independentemente da sua área de atuação, é preciso manter a sensibilidade apurada para perceber em que momentos você deve usá-lo, e quando é melhor partir para o “olho no olho”;
  • Sites de relacionamento: Recrutadores e profissionais de RH vasculham e analisam informações pessoais, dados acadêmicos e da carreira por meio dessas redes. Tome cuidado com o que coloca e não perca seu tempo no trabalho nesses sites;
  • Problemas: Como a internet pode ser a porta de entrada para vírus e hackers, atente sempre a sua senha em qualquer tipo de site, não abra e-mails desconhecidos e salve sempre seus documentos;
  • Informações: Foque-se em suas atividades para não se perder diante de tanto conteúdo. O que você precisa fazer? quanto tempo levará para desenvolver a tarefa? Qual o melhor método para colocá-la em prática? Antes de recorrer à internet, liste quais as informações necessárias, para facilitar sua busca. Fique atento a esta tarefa e combata a dispersão.