Agência de Atendimento ao Trabalhador deve facilitar relações trabalhistas

A agência, localizada dentro da Delegacia Regional do Trabalho, deverá garantir maior agilidade no atendimento ao trabalhador

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – O Ministério do Trabalho e Emprego acaba de implantar uma novidade que deverá beneficiar milhares de trabalhadores. A Agência de Atendimento ao Trabalhador, localizada dentro da Delegacia Regional do Trabalho, DRT. O objetivo da agência é garantir maior agilidade no atendimento ao trabalhador, sobretudo nos pedidos de seguro-desemprego e emissão de carteira profissional.

A agência foi instalada nesta segunda-feira (25/03) na DRT da zona Norte, em São Paulo, e é apenas a primeira de quatro instalações previstas para a capital paulista. As próximas serão instaladas até o final do ano nas DRTs localizadas nas zonas Leste, Oeste e Sul.

Objetivo do projeto

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Paulo Jobim, é fundamental que o atendimento das DRTs seja reforçado de forma a melhorar a qualidade do serviço tanto para o trabalhador, quanto para o empregador e sindicatos, sem contar na diminuição das longas filas de espera.

Jobim disse que os equipamentos necessários já estão sendo instalados para ajudar no andamento do projeto. Além disso, os novos funcionários das agências também passarão por um treinamento específico de atendimento.

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Prestação de serviços

Atualmente na DRT da zona Norte, são atendidos cerca de 6,8 mil pedidos por mês dentre os quais pode se destacar as áreas de seguro-desemprego, homologações de rescisão trabalhista e orientação trabalhista. Com as novas agencias o atendimento se tornará muito mais ágil e eficiente, o que deve se estender também às novas unidades que serão abertas até dezembro.

Mas o atendimento não se resume apenas a estes serviços, pelo contrário, nas novas agências serão discutidos também problemas sociais, como o combate ao trabalho escravo e infantil, além da questão da discriminação no mercado de trabalho.