Afetividade, riscos e cautela: veja diferenças dos líderes brasileiro e norte-americano

Enquanto o brasileiro é mais sociável, prestativo e flexível, os norte-americanos são mais céticos e extrovertidos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Segundo a empresa de gestão estratégica de talentos Caliper, as características de líderes de todo o mundo são bem parecidas. Porém, quando analisados os executivos brasileiros e norte-americanos, existem diferenças marcantes.

A primeira delas é que os executivos brasileiros são menos afetivos do que os norte-americanos. Os dados mostraram que enquanto apenas 60% dos brasileiros possuem esta característica, o número sobe para mais de 70% nos EUA.

Os resultados ainda mostraram que os brasileiros são mais sociáveis, prestativos e agressivos. No entanto, apresentam menos ceticismo e extroversão do que os norte-americanos.

Negócios

Aprenda a investir na bolsa

Com relação aos negócios, os executivos brasileiros são menos cautelosos do que os norte-americanos. Entretanto, eles se expõem menos a riscos do que os líderes dos Estados Unidos, têm menor senso de urgência, orientação de idéias e raciocínio abstrato.

Ainda de acordo com o estudo, os brasileiros levam vantagem por possuir mais rapidez e flexibilidade para tomar decisões.

“A inflação e a instabilidade levaram o líder brasileiro a aprender a lidar melhor com estas situações imprevistas, enquanto o norte-americano faz mais planos de longo prazo”, afirmou George Brough, diretor de desenvolvimento organizacional da Caliper Brasil.

Semelhanças marcantes

Os executivos dos dois países apresentam algumas características semelhantes. Veja algumas delas abaixo:

  • Alta assertividade para expressar idéias e pontos de vista no direcionamento de equipes;
  • Apreciam persuadir as pessoas, podendo convencer e ganhar apoio da equipe em torno de metas;
  • São ousados e não se intimidam diante de decisões de risco.