Afetividade, riscos e cautela: veja diferenças dos líderes brasileiro e norte-americano

Enquanto o brasileiro é mais sociável, prestativo e flexível, os norte-americanos são mais céticos e extrovertidos

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo a empresa de gestão estratégica de talentos Caliper, as características de líderes de todo o mundo são bem parecidas. Porém, quando analisados os executivos brasileiros e norte-americanos, existem diferenças marcantes.

A primeira delas é que os executivos brasileiros são menos afetivos do que os norte-americanos. Os dados mostraram que enquanto apenas 60% dos brasileiros possuem esta característica, o número sobe para mais de 70% nos EUA.

Os resultados ainda mostraram que os brasileiros são mais sociáveis, prestativos e agressivos. No entanto, apresentam menos ceticismo e extroversão do que os norte-americanos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Negócios

Com relação aos negócios, os executivos brasileiros são menos cautelosos do que os norte-americanos. Entretanto, eles se expõem menos a riscos do que os líderes dos Estados Unidos, têm menor senso de urgência, orientação de idéias e raciocínio abstrato.

Ainda de acordo com o estudo, os brasileiros levam vantagem por possuir mais rapidez e flexibilidade para tomar decisões.

“A inflação e a instabilidade levaram o líder brasileiro a aprender a lidar melhor com estas situações imprevistas, enquanto o norte-americano faz mais planos de longo prazo”, afirmou George Brough, diretor de desenvolvimento organizacional da Caliper Brasil.

Continua depois da publicidade

Semelhanças marcantes

Os executivos dos dois países apresentam algumas características semelhantes. Veja algumas delas abaixo: