Acabou seu contrato de estágio? Saiba como procurar uma nova oportunidade

A partir do segundo semestre, muitas empresas abrem novas vagas de estágio. Confira dicas que podem ajudar

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – No meio do ano, muitos contratos de estágio são finalizados e os estagiários não são efetivados. Caso esta seja a sua situação, não desanime pensando que você não permaneceu na empresa por incompetência.

De acordo com a coordenadora de Treinamentos Internos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Eva Buscoff, muitas vezes esta atitude da empresa faz parte da cultura organizacional, ou seja, a empresa prefere ter maior rotatividade de estudantes pensando em contribuir para o processo de aprendizagem dos futuros profissionais.

Por isso, nada de se lamentar porque não foi contratado. Aproveite a chegada do segundo semestre para conseguir uma outra oportunidade.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O estágio é um ato educativo. Não há problema, para o estagiário, acumular experiências em várias empresas. Esta bagagem é positiva. O estudante tem de aproveitar para aprender com os erros que cometeu na empresa e ressaltar, principalmente, as experiências que ele teve”, explica.

Mãos à obra
O primeiro passo para encontrar uma nova oportunidade de estágio é fazer um novo currículo. Além de acrescentar a última experiência, o estudante têm de atualizar o período que está na faculdade, especialmente se o curso for semestral.

Com currículos em mãos, é hora de procurar as vagas de estágio. A especialista aconselha que o universitário faça uma análise das empresas que ele gostaria de estagiar. Com a lista feita, é só se cadastrar no banco de oportunidades nos sites destas organizações.

Continua depois da publicidade

O cadastro deve ser feito também em empresas de recolocação que são específicas em divulgar as vagas. As redes sociais também podem ajudar, assim como o contato com os colegas da faculdade e até mesmo da antiga empresa, o famoso networking.

“Neste momento, o mais importante é ter segurança em relação ao que deseja. Ter esta postura ajuda no processo de seleção e na conquista de uma vaga”, orienta.

Trainee ou analista
O segundo semestre também é um bom período para que os recém-formados que não foram contratados encontrem uma colocação no mercado de trabalho. Para quem saiu da universidade existem duas alternativas: programas de trainee ou buscar uma vaga como efetivo nas empresas.

Continua depois da publicidade

“As empresas ampliaram seus programas de trainee, por isso muitas abrem vagas também no meio do ano. A pessoa também pode buscar oportunidade diretamente no mercado. Geralmente, para os recém-formados, são vagas de analistas”, explica o vice-presidente da De Bernt Entschev, Bernardo Entschev.

Uma dica dada pelo especialista é que o jovem busque oportunidades de emprego relacionadas às áreas em que ele estagiou, mesmo que não seja o setor de interesse da pessoa. De acordo com ele, neste primeiro momento, conseguir um trabalho na área que estagiou é mais fácil porque as empresas buscam pessoas com um pouco de experiência.

“Depois de entrar na empresa é fácil para direcionar a carreira. Em um segundo momento é possível conversar com o RH [Recursos Humanos] da empresa para trocar de área”, explica.

Publicidade

O que as empresas buscam 
Mas não são somente as experiências dos profissionais que contam na hora de conseguir uma colocação. As empresas também avaliam questões comportamentais do recém-formado. De acordo com Entschev, as chances de contratação são maiores para pessoas que conseguem exercer diversas atividades, que têm maior facilidade de aprendizado e são facilmente adptáveis. 

“A situação econômica das empresas, hoje em dia, é muito instável. Um ano ela pode estar bem financeiramente, em outro não. Por isso, elas querem pessoas que consigam se adaptar e que aprendam rápido. Além disso, é fundamenal saber uma segunda língua, pois as empresas estão cada vez mais globalizadas”, finaliza.