recém-formados

Acabou de se formar? Veja 5 dicas para encontrar um emprego

Você está sentindo dificuldade em encontrar um emprego? Veja dicas que podem te ajudar a entrar na sua área

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Depois de anos de muito estudo, finalmente você se formou. Agora, é hora de colocar seu conhecimento em prática e entrar de cabeça no mercado de trabalho. Porém, você está sentindo dificuldade em encontrar um emprego? Nesse caso, veja a seguir cinco dicas que podem te ajudar a entrar na sua área:

1 – Tenha um perfil online profissional
Ultimamente, muitas empresas têm usado as redes sociais como uma forma de encontrar e analisar profissionais. Entretanto, isso não é motivo para você deixar todos os seus perfis completamente bloqueados e inacessíveis. Pelo contrário: é importante que você mostre seu lado profissional. Ao invés de deixar todas as suas fotos privadas, bloqueie somente aquelas que não forem apropriadas. Além do mais, é interessante que você invista em redes sociais como LinkedIn e cultive uma rede de contatos profissionais online.

2 – Especialize-se
Faça com que o seu currículo se destaque dos outros e se especialize na sua área. Converse com profissionais experientes na sua área de interesse, estude línguas e faça cursos. Quase todas as pessoas que saíram da faculdade junto com você possuem o currículo muito parecido. É crucial que você tenha um bom diferencial.

PUBLICIDADE

3 – Vá a todas as entrevistas
Mesmo que a vaga não seja do seu interesse, é interessante que você vá a todas as entrevistas que te chamarem. Dessa forma, você irá aprender a controlar a ansiedade, enfrentar vários tipos de recrutadores e saberá lidar com as mais diversas perguntas.

4 – Esteja atualizado
Depois de tantos anos de estudo, muitos universitários acreditam que já saibam tudo que está acontecendo dentro da sua área. Porém, mesmo tendo se formado há pouco tempo, é importante que você esteja sempre pesquisando as novidades e tendências dentro do mercado de trabalho. Conecte-se com pessoas que já estejam dentro da sua área de estudo e fique atento a todas as demandas.

5 – Considere empregos fora da sua área
Por mais que muitos não gostem dessa ideia, pode ser interessante trabalhar durante alguns meses em um emprego fora da sua área para adquirir experiência. Independentemente da área, em qualquer emprego você aprende a ter responsabilidade, maturidade e profissionalismo – essas características são apreciadas por recrutadores. Caso você já tenha experiência em outra área, coloque em seu currículo seus casos de sucesso e tudo que você levou de bom para a outra empresa.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.