Acabou de se formar? 4 dicas do que fazer após a graduação

Por mais que você esteja satisfeito, é normal se sentir perdido após o término desta fase. E então vem aquela pergunta: "o que eu faço agora?"

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Foi uma conquista entrar na universidade e outra maior ainda sair dela. Por mais que você esteja satisfeito de ter cumprido com os deveres universitários, é normal se sentir perdido após o término desta fase. E então vem aquela pergunta capciosa: “o que eu faço agora?” Confira 4 dicas do que fazer após a graduação:

1. Siga seu ritmo
É importante seguir seu ritmo. Não se compare com ninguém e não se deixe levar por influência dos seus amigos. Não é porque ele vai fazer pós-graduação em tal país ou vai trabalhar em tal área que você deve segui-lo, por mais que vocês sejam colegas. Seja você mesmo. Foque-se na busca do melhor emprego para você.

2. Celebre
Curta muito a parte de celebração que tem a ver com o término da sua universidade. Afinal, não é para qualquer um aguentar tantos anos de estudo, pressão, estágios, provas, trabalhos, discussões e a lista é interminável. Tenha noção de que essa época de celebração é para ser levada a sério como qualquer outra parte da sua vida. Pois, se não, você vai se arrepender em épocas mais “decisivas” da sua jornada como profissional.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Foco
É importante se focar no que você estabeleceu que seria a sua prioridade após a universidade. Fazer outra graduação? Encontrar um emprego? Ser efetivado no estágio? Fazer uma pós-graduação, mestrado? Após o estabelecimento dos seus objetivos, foque-se neles.

4. Pessoas ao longo da jornada
Lembre-se de todos os rostos que fizeram parte desse período na sua vida. Aquele professor, aquele coordenador, aquele monitor e aquele colega. Mantenha contato e utilize-se da facilidade de tê-los conhecido para poder pedir favores. A intenção não é que você abuse deles, mas o mundo profissional é uma cadeia de favores: ajuda-se aqui e ganha-se ali. Lembre-se das pessoas que estiveram ao seu lado e crie uma cadeia de contatos positiva. Quem sabe o seu próximo emprego venha destas relações? Ou a ideia para um projeto de mestrado? Ou um projeto de nova empresa com um colega? Quem sabe?

Veja mais matérias de Carreira no Universia.