Emprego

A pergunta feita em entrevistas de emprego que você não saberia responder

Algumas variações de “Conte-me algo que eu não saberia apenas ao ler seu currículo” ou “conte-me algo que mais ninguém sabe sobre você” geralmente são feitas - e as pessoas não sabem responder

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Qualquer um em busca de um emprego seria esperto ao pensar nas questões mais comuns feitas em entrevistas e pensar nas respostas antecipadamente. Mas e as questões que ainda não foram incluídas nessas listas?

De acordo com o Business Insider, algumas variações de “Conte-me algo que eu não saberia apenas ao ler seu currículo” ou “conte-me algo que mais ninguém sabe sobre você” geralmente são feitas.

Essas questões estão se tornando cada vez mais comuns, mas ainda não é algo que os candidatos ao emprego estão preparados.

PUBLICIDADE

O que o recrutador está procurando?
Embora seja impossível saber o que cada recrutador específico está procurando quando faz essa pergunta, existem algumas possibilidades:

• Como você organiza seus pensamentos?

Se você está contando uma anedota ou história, ela é bem pensada ou bem contada? Você conecta os tópicos e eventos linearmente ou se perde entre eles?

• Você pode pensar rapidamente?

Por ser uma questão menos comum, pode ser uma tentativa do entrevistador de fazer com que você fuja de respostas ensaiadas e para ter uma ideia de como você realmente é.

• O que você considera mais importante para o entrevistador saber?

PUBLICIDADE

A resposta para esta questão pode dizer muito sobre você e seus valores, já que você pode contar sobre sua família, seus hobbies ou até mesmo sobre seu trabalho voluntário.

• Você é capaz de contar a história voltada para o emprego?

É uma boa indicação de como você pensa se você pode contar uma história pessoal, mas relacionar os pontos sobre você ao por que você seria um bom candidato para o emprego.

• Você está dizendo algo que não deveria?

Não quer dizer que os entrevistadores estão tentando te enganar, mas eles sempre estarão atentos a coisas que você não deveria dizer sobre funcionários ou qualquer fato pessoal que os faça questionar suas qualificações para o emprego.

Como se preparar para esta questão?
Como em todas as questões de entrevistas, é importante pensar em como você deve responder, mas não compor sua resposta e decorar palavra por palavra – qualquer entrevistador experiente saberia dizer se você fizesse isso.

Já que é uma questão atemporal, sua resposta é uma oportunidade para ressaltar os aspectos de suas qualificações, história ou habilidades que não sejam imediatamente notáveis em seu currículo.

• Lembre-se de seus pontos fortes

Vá a cada entrevista com uma boa ideia do que seus pontos fortes trariam ao emprego, e então corra o risco de ressaltar essas habilidades com sua resposta.

• Pense sobre as forças intangíveis e habilidades agradáveis

Seu currículo deve ressaltar suas conquistas, mas esta é sua oportunidade de realçar suas melhores habilidades. Se, por exemplo, seu currículo menciona que você excedeu suas metas de vendas em certa porcentagem, você pode elaborar explicando que foi capaz disso devido a sua habilidade com as pessoas.

• Compartilhe algo pessoal

Se a questão é feita ao final da entrevista e você sente que perdeu a oportunidade de ressaltar o conjunto de suas habilidades, você pode escolher realçar algo de sua vida pessoal que reflita suas características.

Considere compartilhar apenas coisas pessoais que são universalmente aceitas e positivas e evitar o que pode ser controverso.

• Explique por que você quer o emprego

A entrevista é o melhor lugar para explicar porque você está empolgado particularmente com aquele emprego, se foi algo na descrição da vaga te empolgou ou qualquer conexão pessoal com o campo.

Descobrir como responder às questões pessoais é como resolver um enigma; a resposta deve mostrar como você se encaixa na oportunidade de trabalho. Tão importante quanto pensar nessas questões antes da entrevista, é igualmente importante que suas respostas soem amigáveis e naturais.