A importância de uma boa noite de sono antes de um concurso ou vestibular

Segundo médico do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, sono tem um papel importante na consolidação da memória recente

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SÃO PAULO – Estudar durante o dia e dormir durante a noite. Essa seria a realidade perfeita se todos aqueles que irão passar por vestibulares ou concursos a seguissem ao pé da letra.

No entanto, a maior parte desses candidatos não leva esse fato em consideração, e tende a achar que dormir é perda de tempo, e que, enquanto isso, poderia estar se dedicando aos estudos.

“Pessoas que são privadas de sono apresentam uma queda de desempenho e instabilidade. Esse comportamento pode levá-la a desenvolver deficit de atenção”, afirma o otorrinolaringologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Oto Balieiro.

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Segundo ele, o sono tem um papel importante na consolidação da memória recente. Enquanto dorme, a pessoa elimina as informações que não são importantes e grava aquelas que serão primordialmente utilizadas.

Comportamento
Conforme explica Balieiro, não existe um tempo ideal de sono, mas sim um ponto certo que cada um deve encontrar para se satisfazer, embora as médias de tempo dormido da população girem em torno de 6h a 8h.

É fato, contudo, que existe um movimento no qual as pessoas dormem cada vez menos para realizarem outras tarefas, sejam elas de lazer ou trabalho.

“O certo é tentar encaixar o sono na rotina da vida. Se a pessoa não pode dormir as horas necessárias, que faça pelo menos uma atividade física pela manhã para conseguir uma noite de sono tranquila”, aconselha o médico.

Boa noite e boa sorte
Um dia antes do exame, o candidato não deve focar o evento em si. Durante a noite, deve tentar fazer algo relaxante, que permita o sono adequado. 

“Respeite o seu horário biológico. Vá para um quarto escuro e silencioso. Se for necessário, tome um copo de leite ou tome um banho morno. Evite não ficar na frente do computador e não tome bebidas cafeinadas”, alerta Balieiro.

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A dica nesses momentos é esquecer os problemas, e mentalizar boas situações. Não adianta ir dormir cedo, pois dessa forma, o sono irá demorar a chegar e, consequentemente, a tensão irá aumentar.