Publicidade
SÃO PAULO – Quando se está a procura de um emprego, o profissional deve ter em mente que não será somente ele o escolhido, mas que tem poder suficiente de escolher a empresa em que quer trabalhar.
Depois de admitido, ele ainda deve saber se o local de trabalho é realmente ideal e se a empresa é certa em sua carreira. Para isso, veja as dicas dadas pelo assessor profissional Pedro Carvalho.
Gerente deve ser observado
Quando consegue um emprego, o candidato deve atentar ao seu gerente imediato. É ele quem mostrará se a empresa é ideal para você desenvolver seu trabalho e ainda crescer profissionalmente. “Se ele fixar expectativas claras, conhecê-lo melhor, confiar e investir em você, então você poderá perdoar a empresa pela falta de um programa de participação dos lucros”, disse Carvalho.
Continua depois da publicidade
Para notar se ele lhe incentiva, basta perceber os seguintes pontos: você consegue realizar suas atividades sozinho? Tem autonomia para isso? Você recebe elogios freqüentemente? Caso as respostas sejam positivas, isso significa que seu gerente confia em você, está satisfeito com o trabalho realizado e ainda garante um ambiente sadio.
Salário deve compensar
Além da satisfação profissional, outro ponto que fará com que a empresa seja ideal para você será o salário. Quando as contas em casa são menores do que os rendimentos mensais, é melhor pensar em outra empresa para atuar, mesmo que o ambiente de trabalho seja o melhor que você já conheceu.
Isso porque não adianta nada você estar num ótimo local se a situação em casa não está das melhores. Nesta ocasião, para tentar não sair da empresa, o melhor é conversar com o superior e deixar bem clara sua situação. Caso seja irreversível, comece a enviar currículos e mãos a obra.