A crise fez você perder o emprego? Veja como reverter esta situação!

Para consultor, manter o bom humor e definir o seu verdadeiro objetivo de carreira são os primeiros passos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em tempos de crise financeira, conseguir uma recolocação no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Porém, na opinião do presidente da Gutemberg Consultores, Gutemberg B. de Macedo uma alternativa que pode fazer a diferença nestes momentos, é traçar um mapa de vida.

“Não adianta ter um MBA, fluência em vários idiomas, pensar positivamente, ter experiência de trabalho em grandes empresas, se o profissional estiver com o mapa errado. Por isso, elabore o seu mapa a partir das seguintes perguntas: o que eu poderia fazer? (avaliação do mercado); o que eu posso fazer? (análise sobre você mesmo); o que eu quero fazer? (definição de seu verdadeiro objetivo de vida e carreira)”.

O consultor ressalta ainda que, com o desemprego, as pessoas precisam estar permanentemente aptas para o mercado. “Manter o bom humor e não permitir que os seus pontos fortes se transformem em pontos fracos são os primeiros passos. Além disso, procure se antecipar e criar novas oportunidades. Outra dica importante diante deste cenário é concentrar os seus objetivos, estabelecendo as suas prioridades e controlando as suas atitudes” .

Depois da demissão

Aprenda a investir na bolsa

Para Gutemberg, uma demissão
pode ser encarada como uma benção divina. ” A demissão é a possibilidade que a natureza lhe proporciona para empreender e transformar sua vida pessoal, familiar e profissional”.

No entanto, o especialista alerta que, para este momento ser produtivo, o profissional precisa gerenciá-lo a partir de alguns passos, como colocar as emoções em ordem; compartilhar os seus sentimentos com familiares ou amigos; e reduzir as despesas em, no mínimo, 30%.

Além disso, a pessoa não pode criar a expectativa de encontrar empresa ou posição igual à anterior. É preciso definir quais são as suas principais habilidades e experiências e, consequentemente, descobrir o que o torna mais competitivo no mercado.

“Ignore o que o mercado oferece. Vá em busca daquilo que você realmente deseja em sua carreira. Logo, procure empresas que lhe ofereçam desafios e não apenas salário e benefícios. Outra medida que ajuda essa nova inserção no mercado de trabalho é dedicar no mínimo 40 horas por semana para buscar um novo emprego. Entretanto, não espere se empregar no dia, semana ou mês seguinte à sua demissão”.

Em busca de uma vaga

Para as próximas oportunidades de trabalho o consultor enfatiza as seguintes dicas:

  1. vista-se elegantemente todas as vezes que sair de casa. Afinal, você nunca sabe de antemão com quem vai se encontrar;
  2. faça um bom currículo;
  3. tenha ao menos três referências pessoais e profissionais. Estas indicações do seu trabalho não precisam estar no currículo nem em cartas de apresentação, mas mantenha em mãos caso o entrevistador as solicite;
  4. demonstre orgulho e satisfação ao falar sobre suas realizações e conhecimentos. Enfatize os resultados obtidos;
  5. escreva uma carta de agradecimento pela oportunidade, mesmo que seja por e-mail. Nunca deixe de agradecer!