9 coisas que você nunca deve dizer ao pedir um aumento

Se quiser que seu pedido seja recusado, é só usar uma dessas frases, principalmente em momentos de crise

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Pedir um aumento de salário é sempre um momento desconfortável. É preciso mostrar que o trabalho que você vem fazendo traz frutos para a companhia e que vale ainda mais do que o quanto seus chefes acreditam. Por isso, é importante pensar muito bem no discurso usado no momento da conversa.

Os riscos são maiores do que se imagina: caso use as palavras erradas, além de não conseguir o que pediu, o funcionário pode se humilhar e acabar destacando falhas e problemas em vez de aspectos positivos.

Conheça algumas coisas que nunca devem ser ditas na hora de pedir um aumento aos superiores, de acordo com o site Salary:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. “Sei que não é o melhor momento”

Existe sim momento certo para pedir um aumento, e ele não depende apenas da sua produtividade ou tempo de empresa.

Se as pessoas ao seu redor estão sendo demitidas, as margens de lucro estão caindo e a companhia não sabe mais de onde cortar custos, simplesmente não é hora de pedir um salário maior. Saiba analisar o momento da empresa como um todo.

Continua depois da publicidade

2. “Não recebo um aumento desde…”

Reclamar nunca é uma boa ideia. Por mais tempo que você tenha passado sem uma mudança de salário, não é essa a maneira de convencer seu chefe de que é importante aumenta-lo.

Isso vale em dobro em momentos de recessão econômica, quando empresas focam esforços em não perder posição de mercado.

Continua depois da publicidade

3. “Estou trabalhando em dobro”

Provavelmente os gestores já sabem o quanto você trabalha e, novamente, reclamar não é uma boa solução na hora de fazer pedidos como esse.

Nesse caso, lembre-se que provavelmente o excesso de trabalho é uma situação decorrente de problemas econômicos da empresa e que outras pessoas também foram impactadas.

Publicidade

Talvez fosse o caso de sugerir uma redistribuição de tarefas, mas não use essa frase para pedir aumento: é melhor falar sobre o quanto você ajudou em determinadas funções e lembrar do valor do seu trabalho dobrado e comprometimento durante o período de dificuldade.

4. “Estou aqui há um ano”

Datas não significam nada para a pessoa que paga o seu salário – talvez significassem se atreladas ao que você conseguiu realizar durante este tempo, mas apenas assim.

Continua depois da publicidade

Fale sobre seu trabalho, não sobre o calendário.

5. “Fiz tudo o que eu tinha que fazer”

Normalmente, as pessoas pedem aumentos quando fazem mais do que foram contratadas para fazer.

Publicidade

Ao conversar com seu chefe, não cometa o erro de dizer que fez apenas o que foi demandado – até porque aumentos dizem respeito mais ao que você fará no futuro do que ao que você já fez antes.

6. “Estou numa situação pessoal difícil”

Normalmente a pessoa que busca um aumento tem motivos para recebe-lo dentro da empresa.

Embora a sua situação pessoal seja o mais importante para você, não é para quem paga seu salário. Não tente o aumento pela pressão psicológica, faça o exercício de pensar com a mente do seu interlocutor.

7. Quantias muito altas

É possível que a questão caia no seu colo: “quanto você quer receber?”

Nesse momento, é importante ser coerente com as suas atividades e com o salário que recebe atualmente: pedir quantias altas demais pode ser um tiro no pé.

Consulte os salários de pessoas na sua posição em outras empresas, se for o caso. Pesquisar e ter uma base sólida é essencial.

8. “Fulano ganha mais do que eu”

O seu salário deve ser baseado no seu trabalho, e não nas folhas de pagamentos das pessoas ao seu redor. Às vezes a diferença é mesmo injusta, mas não é isso que deve ser dito no momento de destacar o seu trabalho – a fofoca nunca é bem vista no ambiente corporativo.

9. “Se não, eu peço demissão”

Ultimatos são desagradáveis. Pode até ser verdade que o aumento é mandatório para a sua permanência na empresa, mas encontre outras maneiras de dizer isso.

Se não for verdade e você disser isso mesmo assim, esteja preparado para de fato pedir demissão – caso contrário, será visto como um mentiroso.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney