Previdência

80% das empresas oferecem plano de aposentadoria aos profissionais

Segundo os dados, 65% das companhias financeiras que administram os planos de previdência são entidades fechadas, enquanto que o restante (35%) é de entidades abertas

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Towers Watson, feita com 198 empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, revelou que 79% das empresas oferecem plano de aposentadoria a seus funcionários. De acordo com os dados, 65% das companhias financeiras que administram os planos de previdência são entidades fechadas, enquanto que o restante (35%) é de entidades abertas.

Dentre os tipos de planos existentes (Contribuição Definida, Contribuição Variável e Benefício Definido), os de maior destaque foram os de CD ou CV, representando 97% das adesões. Já o tipo BD ficou com os 3% restantes.

O que é necessário para receber um plano
Para receber o benefício, no caso de uma aposentadoria normal, é necessário ter, pelo menos, 10 anos de empresa, elegibilidade ao benefício do INSS e ter 60 anos, tanto para homens como para mulheres. Os três quesitos citados foram apontados como necessários por, respectivamente, 26%, 19% e 48% para homens e 49% para mulheres, dos entrevistados.

PUBLICIDADE

Já no caso de um plano de aposentadoria antecipada, esses percentuais foram de 23%, 19% e 59% para homens e 51% para mulheres, respectivamente.

Benefícios
Dentre os benefícios mais comuns oferecidos nos planos de previdência privada ficaram Aposentadoria Normal (93%), Aposentadoria por invalidez (79%), Pensão ao cônjuge do sexo feminino (62%), Pensão ao cônjuge do sexo masculino (61%) e Aposentadoria antecipada (60%).

Das 98 empresas que responderam a questão dos benefícios oferecidos, 24% afirmaram que o objetivo final do plano, é o que funcionário receba, quando aposentado, entre 51% e 60% do último salário mensal, com o valor da aposentadoria concedido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) já incluso.