Aproveitamento

80% das empresas avaliam informalmente seus profissionais

Para coordenador da pesquisa é preciso identificar os talentos de cada profissional

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Levantamento feito pela Page Assessment, apontou que 80% das empresas instaladas no Brasil ainda utiliza sistema informal de avaliação para desenvolvimento de lideranças, retenção de talentos e planos de sucessão.

A pesquisa demonstra que 49% das empresas já introduziram na rotina o hábito de realizar avaliações mensalmente. No entanto, o diretor executivo da Page Assessment e um dos coordenadores do estudo, Roberto Cunha, chama atenção para o fato de que apenas 35% das empresas utilizam ferramentas formais de avaliação.

“Essas ferramentas permitem conclusões mais assertivas e tomada de decisões baseadas em resultados e não em impressões pessoais, individualizadas”, explica. De acordo com Cunha, é preciso identificar os talentos de cada profissional, agrupá-los nas áreas estratégicas da empresa e envolve-los com a estratégia do grupo por meio de um plano de carreira atrativo.

PUBLICIDADE

O estudo
Para a pesquisa foram entrevistados 206 diretores e gerentes de Recursos Humanos de empresas dos mais variados portes e setores da economia. Ao todo são 40% de empresas nacionais e 60% de multinacionais.