8 sinais de que você tem um péssimo chefe

Especialista cita os erros mais comuns que os líderes cometem com sua equipe. Confira quais são eles e veja se você tem um mau chefe

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Um bom líder é capaz de influenciar o clima organizacional da empresa e engajar seus subordinados. Em vez disso, alguns gestores cometem erros cruciais no dia-a-dia que comprometem sua credibilidade e confiança da equipe.

O presidente e fundador da Liderança Autêntica, empresa de educação empresarial especializada em desenvolvimento de lideranças, Fábio Santoro, citou as falhas mais comuns dos líderes. Confira quais são eles e veja se você tem um mau chefe:

1 – Ele não define valores. Segundo Santoro, não ter autoconhecimento é o principal elemento que faz seu chefe ser um péssimo gestor. Não saber as próprias competências comportamentais, valores e princípios deixam seus subordinados confusos quando à liderança.

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2 – Ele é antipático e retraído. Outro comportamento que afeta a liderança é a falta de conexão emocional com os profissionais. “Ele precisa criar uma certa empatia, casar emoções com sua equipe”, disse o executivo. Segundo ele, uma forma fácil de fazer isso é escutar os subordinados. “Aqueles incapazes de escutar seus liderados criam um distanciamento na equipe, não dá abertura e falta transparência.”

3 – Ele não sabe controlar os nervos. O seu gestor se deixa levar pelos sentimentos e age por impulso? Segundo Santoro, isso mostra imaturidade diante dos desafios, além de deixar a equipe insegura com a gestão. “O líder precisa passar tranquilidade acima de tudo para a equipe.”

4 – Ele é refém das metas da empresa. Santoro conta que esse é o erro mais difícil de mudar. O chefe não sabe dizer “não” à diretoria da empresa e concorda com metas intangíveis, que serão atribuídas aos profissionais. “Ele não consegue defender, a partir de sua vivência na área, as prioridades da equipe e acata o que foi pedido. Ele vai causar um sentimento de insatisfação generalizado, deixando sua equipe desmotivada.”

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5  Ele tem seus “favoritos”. Seu chefe tem um “escolhido” que sempre defende? Saiba que esse é um erro muito comum em qualquer organização. Para Santoro, mesmo que o chefe tenha afinidade com alguém, ele não pode deixar transparecer, pois cria intriga na equipe. “Gera um clima de injustiça. As pessoas não são reconhecidas pelo trabalho, mas pela empatia com o chefe.”

6  Ele fez promessas que não são cumpridas. Ele te prometeu aumento salarial, uma nova posição no trabalho ou mais benefícios, mas até agora, nada disso se cumpriu. Fazer promessas falsas apenas gera expectativas momentâneas aos liderados, mas depois o sentimento é de desmotivação. “A pessoa se esforça para dar mais resultados para a empresa, pensando que virá o reconhecimento, mas quando isso não acontece, o líder perde a credibilidade. Esse funcionário não vai mais acreditar nele.”

7  Ele nunca está errado. Um estudo elaborado pela Universidade de Harvard sobre as principais falhas dos chefes mostra que 87% erram por questões temperamentais, de “puro ego”. “A incapacidade de escutar, ter a convicção que só ele está certo e que ninguém pode dar sugestões abala completamente as chances de ser um líder capaz de engajar e motivar profissionais ao seu entorno”, acrescenta Santoro.

8  Ele não faz feedback. Você faz seu trabalho, mas não tem ideia do que pode melhorar porque seu gestor não lhe dá um retorno de seu desenvolvimento. Também há casos em que o feedback acontece, mas o gestor se atenta apenas ao passado, seja o último semestre ou ano, e se esquece de mostrar preocupação com as competências do profissional. “Ele não mostra o que pode ser melhorado daqui para frente. O feedback acaba se tornando raso e sem sentido.”