8 frases que todo chefe deve banir de seu vocabulário

Uma frase ou palavra pode desmotivar e afetar a produtividade de seus funcionários. Você sabe quais são elas?

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – As ações podem falar mais alto que as palavras, menos que você seja chefe. O que diz pode afetar diretamente a produtividade e a motivação de seus funcionários, principalmente quando você usa as palavras erradas.

O site CEO.com listou as oito frases que os chefes deveriam banir de seu vocabulário, confira:

1. “Boa ideia, mas se você também…”
Com sucesso e sem sucesso, as pessoas gostam de ser ouvidas e receber elogios. Enquanto você sabe que pode melhorar a ideia de seu funcionário, essa atitude pode desmotivá-lo a pensar em soluções para seu trabalho. Em vez disso, diga “Nossa, isso é realmente uma boa ideia”. Em seguida, faça perguntas sobre a ideia e, a partir da conversa, você pode guiá-lo para a direção certa.

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2. “Não se esqueça que estou no comando”
Lidar com opiniões diferentes ou mesmo desentendimentos é um desafio para qualquer um. É normal errar e isso não significa utilizar seu cargo de líder para dar um basta na discussão. Seus funcionários sabem que é você quem manda; dizer isso só destrói qualquer sentimento de colaboração e trabalho em equipe.

Portanto, não tenha medo de voltar atrás. Não tenha medo de dizer as suas opiniões ou mudar de decisão, após perceber seu erro. Saiba que seus funcionários irão te respeitar ainda mais por essa atitude.

3. “Eu tenho uma grande oportunidade para você!”
“Grandes oportunidades” quase nunca são grandes, uma vez que a frase é tipicamente seguida por “oportunidade” em assumir trabalho a mais ou resolver algum problema. Seja direto e objetivo. Diga: “Na próxima semana, você terá de trabalhar em um novo projeto com o nosso melhor cliente”, e deixe seu empregado classificar se isso é ou não uma oportunidade. Oportunidades verdadeiramente grandes não necessitam de introduções.

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4. “Estou muito ansioso para comprar minha Ferrari”
Algumas pessoas se inspiram pelo sucesso visível de seu chefe, mas a maioria não. Quanto mais você fala sobre como é bem-sucedido, mas seus funcionários começarão a pensar, e se ressentirem, se o sucesso é baseado em seu trabalho duro. Essa situação é justa com seus funcionários? Não. Seja humilde, esbanje seu sucesso por quem você é, e não pelo que tem.

5. “Claro, chamarei seu irmão para trabalhar aqui”
Quanto menor a empresa, mais você ouvirá uma sugestão de funcionário – especialmente sobre um amigo ou parente. Há, certamente, exceções à regra, mas pense com cuidado antes de contratar algum membro de sua família ou de seus empregados, por apenas indicações. Seja profissional nessa hora.

6. “Eu já fiz o suficiente. Quero sair daqui”
Perspectiva é tudo. Muitos profissionais se sentem motivados pela perspectiva de crescer na empresa e você pode acabar com ela se pesar nas reclamações. Os empregados não querem sentir sua dor, por isso nunca espere empatia deles em relação a isso. Se você for falar sobre um dia difícil no trabalho, fale como isso foi desafiador.

7. “Não e não”
Dizer “não” é aceitável e preciso – desde que seja seguido por explicações. Explicar ao funcionário a decisão revela seu interesse em ensiná-lo e ele saberá o porquê da ação.

8. “Nós”
“Nós” é uma palavra poderosa, exceto quando não expressa a verdade. Dizer no plural coisas que seus empregados farão sozinhos é errado. Só diga essa palavra quando foi algo positivo, quando sua empresa ou equipe conseguiu alcançar as metas ou teve um bom cliente. Dentro de sua empresa, diga “você” ao empregado que fez um trabalho incrível e diga “nós” quando você fez algo incrível. Não se esqueça que o sucesso é baseado e construído pelos esforços de seus funcionários.