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SÃO PAULO – Desde 2008, Lori Goler trabalha no Facebook. Ela é Vice Presidente da área de Pessoas, e tem para si a missão de transformar a companhia em um lugar “baseado em forças”.
Segundo o site Business Insider, que entrevistou a executiva, seus métodos de recrutamento seguem as regras do livro “Primeiro, quebre todas as regras”, segundo as quais gestores devem focar em pontos fortes e ignorando fraquezas.
Confira oito das lições principais desse estilo de recrutamento, as quais são ensinadas aos funcionários do Facebook:
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1. Relacionamentos interpessoais são cruciais para o sucesso
Para saber se a equipe está motivada, é preciso garantir alguns pontos essenciais.
Todos os funcionários devem saber o que é esperado deles no ambiente de trabalho; ter o equipamento necessário para trabalhar e a oportunidade de fazer o que sabem melhor; receber reconhecimento com frequência; sentir-se importantes e encorajados; ser ouvidos; acreditar na missão da empresa; ver comprometimento entre os colegas; ter um amigo; conversar sobre progresso e ver que teve oportunidade de aprender e crescer.
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2. Gestores não seguem a regra de ouro
Para o livro, a regra de tratar o outro da mesma forma que gostaria de ser tratado não é interessante para quem está na posição de gestor. A sugestão é tratar o outro da forma como essa pessoa gostaria de ser tratada, não importando quem seja.
3. Líderes e gestores são necessários, e totalmente diferentes
Para os autores, bons gestores devem olhar a companhia internamente, enquanto bons líderes têm a visão externa – e, portanto, não devem ficar em necessidades individuais. Ambos são igualmente importantes dentro da companhia e um não deve substituir o papel do outro.
4. Contrate talentos
A definição de talento usada no livro é um “padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que possa ser aplicado produtivamente”. Determinação e inteligência são fatores a ser analisados posteriormente.
5. Pessoas devem ser guiadas por resultados, não caminhos
Bons gestores oferecem a possibilidade de seus funcionários atingirem seus objetivos – previamente estabelecidos – através dos caminhos que escolherem.
6. Bons gestores passam a maior parte do tempo com as melhores pessoas
Embora a intuição diga que passar mais tempo com as pessoas que têm mais dificuldade é produtivo, os autores acreditam que são os funcionários com melhor desempenho que trazem o crescimento de uma empresa. Portanto, esses são os que merecem mais atenção.
7. Atenção ao caminho
Muitas companhias promovem bons funcionários para funções que não permitem que exerçam seus talentos. A solução é criar posições mais altas diferentes, de forma que o funcionário possa ser recompensado ao mesmo tempo que produz.
8. Saiba fornecer feedbacks
Revisões de desempenho devem ser semestrais ou anuais, e nunca uma surpresa para os funcionários. A frequência ideal é variável, mas conversas são essenciais para manter o alinhamento.