estudantes

8 dicas para sobreviver à universidade

É muito importante que você organize o seu tempo para lidar com as novas tarefas que a vida de universitário engloba

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Começar a faculdade é uma fase de descobertas. Novos professores, colegas, matérias, ambiente e, principalmente, uma nova rotina. É muito importante que você organize o seu tempo para lidar com as novas tarefas que a vida de universitário engloba.

A seguir, veja nossos conselhos para sobreviver a essas mudanças para quem está começando a faculdade:

1 – Anote tudo que você aprender. Na faculdade, os professores não têm tempo para retomar matérias antigas, e a carga de estudo é muito maior. Para não se perder, sempre anote o que foi dado em aula, os livros que devem ser lidos e os trabalhos. Assim, o risco de você se confundir diminui.

Aprenda a investir na bolsa

2 – Descanse. Mesmo que a quantidade de matéria para estudar seja grande, não se esqueça de sempre tirar pausas para descansar. Uma mente descansada absorve informações facilmente e os estudos irão render mais.

3 – Estude em grupo. Grupos de estudo são ótimos para trocar ideias. Ajude aqueles que têm dificuldade em matérias que você tira notas boas, e aproveite para tirar dúvidas sobre assuntos que você não entendeu direito.

4 – Faça perguntas. Se surgir uma dúvida durante a aula, não tenha medo de perguntar para o professor: dúvidas podem prejudicar tudo o que você aprendeu anteriormente. Por mais que tenham muitas coisas a ensinar, eles sempre respondem perguntas no final da aula.

5 – Não tente ser perfeito. É normal que, na universidade, suas notas fiquem um pouco mais baixas do que eram na escola. Mas não se desespere: continue seguindo uma lista de estudos, tire as suas dúvidas e leia o material de apoio. Essas atitudes já são suficientes para ser um bom aluno.

6 – Defina um local de estudo. Não fique estudando em lugares diferentes, todos os dias. Defina um local na sua casa e um na faculdade para ser sempre o cantinho do estudo. Dessa forma, seu cérebro sempre entrará no modo “estudar” quando você estiver no lugar, e não estará tão sujeito à distrações.

7 – Pense grande. Não faça projetos pequenos, e nem estude para tirar a nota mínima. Aproveite a oportunidade de estar na universidade e absorva tudo que for possível. Leia livros, se empenhe nos seminários. Estude de verdade. Afinal, esses anos na vida acadêmica irão ser decisivos para a sua carreira.

PUBLICIDADE

8 – Valorize seu empenho. Quando tirar uma nota boa em uma prova ou receber elogios dos professores, reconheça seu próprio esforço: você se empenhou muito para conseguir isso.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.