tendências

8 cargos com maior e menor procura no 1º semestre

Enquanto Engenheiro de Utilidades foi o cargo mais disputado pelas empresas, Engenheiro de Mina teve a maior queda

SÃO PAULO – A linha de produção e a eficiência operacional na indústria ditaram o ritmo das contratações neste semestre. Nos seis primeiros meses de 2013, um dos cargos mais procurados por empresas foi Engenheiro de Utilidades, com um crescimento de 20% na demanda, informou uma pesquisa da Page Personnel.

Segundo o estudo, o aquecimento da indústria é a principal causa para as contratações no período. “Notamos que alguns cargos ligados às áreas estratégicas de uma empresa, como Manutenção e Produção, foram os que tiveram mais procura. Isto é reflexo do aumento de investimento da indústria e de algumas medidas de estímulo ao crescimento do setor”, explica o gerente executivo da Page Personnel, Luis Fernando Martins.

Por outro lado, a queda na demanda por minérios também impactou a busca por profissionais dos segmentos de mineração e siderurgia. A oferta de vagas por engenheiros e compradores reduziu entre 10% e 20% no período avaliado, cargos que apresentaram as menores demandas.

PUBLICIDADE

“Esses dois segmentos sentiram os impactos da fraca demanda internacional. Eles tiveram de congelar alguns investimentos e as contratações acabaram entrando nesse pacote. Foram os setores que mais colocaram o pé no freio das contratações no semestre”, explica Martins.

Confira abaixo os cargos que mais tiveram crescimento e diminuilção nas demandas no primeiro semestre de 2013:

Cargos mais procurados por empresas
CargosAumento
*Page Personnel
Engenheiro de Utilidades20%
Compradores15%
Líder de produção15%
Supervisor de manutenção10%
Cargos menos procurados por empresas
CargosAumento
*Page Personnel
Engenheiro de Mina20%
Engenheiro de Manutenção (Siderurgia)15%
Engenheiro de Projetos (Mineração)10%
Comprador Técnico (Siderurgia)10%