chega de procrastinar

7 passos para você ser mais produtivo no trabalho

Especialista mostra como turbinar seus resultados sem fazer hora extra

SÃO PAULO – Utilizar o tempo a seu favor às vezes parece um verdadeiro desafio. Mas não é impossível, segundo o diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa.

Para o executivo, a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, pode trazer muito resultados para a vida profissional. Para ajudar os profissionais serem mais produtivos, Barbosa dá algumas dicas práticas, confira:

1. Sem tecnologia que possa atrapalhar
Chats, redes sociais, Skype e whatsApp tiram a atenção, sabotam o foco e dificultam a realização de tarefas. Reserve um tempo no seu dia para cuidar desses assuntos mas nunca permaneça 100% conectado.

PUBLICIDADE

2. Liste todas suas tarefas
Também ordene suas realizações, fazendo as mesmas na sequência estabelecida e dando o devido foco a cada uma delas. “Estarmos preocupados com muitas coisas fazem com que não façamos nenhuma tarefa adequadamente”, conta o executivo.

3. Não acumule funções
Acumular várias atividades não ajuda na produtividade – muito pelo contrário. Elas atrapalham a realização de outras tarefas e tiram o foco no dia a dia. Segundo Barbosa, cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso, “assim, foque em seus objetivos.”

4. Evite levar para a empresa problemas pessoais
Muitas vezes isso é impossível, mas tente evitar que os problemas pessoais impactem em sua produtividade no trabalho. Lembre-se que a falta de concentração na realização de uma tarefa pode lhe dar um retrabalho ou prejuízios maiores.

5. Tente fazer sempre o melhor
“Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso no qual a acomodação gera desmotivação”, disse o especialista. Tente se manter motivado buscando sempre fazer o melhor e o que gosta.

6. Cuidado com a procrastinação
Por mais que seja convidativa, a procrastinação gera acúmulo de serviços. Se você puder fazer hoje, não deixe para amanhã.

7. Descanse
O descanso é fundamental para a pessoa se manter produtiva. Nenhum profissional produz 100% do seu tempo. De tempos em tempos, pratique o famoso ócio criativo e separe suas atividades em: Crises (importante e urgente), Urgências (urgente mas não importante), Planejamento (importante mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente).

PUBLICIDADE

“A pessoa estabelecendo bem esta relação com o tempo terá muito mais tempo para sua vida pessoal. Só pensar no trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguiremos ser produtivos”, conclui Barbosa.