Essenciais

7 hábitos matinais que vão mudar a sua vida para melhor

Fazer agora essas coisas antes do café da manhã será frutífero no futuro

SÃO PAULO – Para ser mais produtivo e eficiente que a média, não basta acordar cedo. É preciso de fato concluir atividades antes da maioria das pessoas.

Com base em pesquisas e comentários de especialistas, o site Business Insider compilou uma lista de atividades que devem ser completas antes mesmo do café da manhã. Cumpri-las, segundo o artigo, valerá a pena pela vida toda. Confira:

1. Planeje desde a noite anterior

PUBLICIDADE

Este é um ritual para ser adotado durante a noite, mas faz toda a diferença pela manhã. Saber tudo o que será necessário para as atividades desde antes de começa-las evita perder minutos valiosos decidindo a ordem dos fatores e, portanto, melhora a produtividade. Preferencialmente, coloque tudo em uma lista por escrito.

2. Acorde realmente muito cedo

No livro “What the Most Successful People Do Before Breakfast”, cuja autora, Laura Vanderkam, pesquisou os hábitos de 20 executivos, descobriu-se que 90% deles acordam antes das 6 da manhã durante a semana. O CEO da Pepsico, por exemplo, acorda às 4h.

Uma manhã só é realmente produtiva quando ela é longa.

3. Exercícios desde cedo

A primeira coisa que deve ser feita pela manhã, de acordo com especialistas, é uma bateria de exercícios físicos. Pesquisas mostram que a manhã é o melhor período para movimentar-se e os maiores líderes do mundo – como Barack Obama – fazem questão de manter este hábito.

PUBLICIDADE

4. Trabalhe em seus projetos prioritários

A manhã é um momento silencioso e contemplativo, quando as distrações do dia a dia ainda não começaram. Use este período para refletir sobre as soluções para as atuais questões mais importantes para você sem interrupções.

5. Trabalhe sua ansiedade

Projetos pessoais são os primeiros que o ser humano ignora na correria do dia a dia – mas eles não são menos importantes.

Na mesma lógica de pensar nas suas prioridades, use o tempo matinal para tocar aquele seu sonho, como escrever um livro, por exemplo.

6. Fique íntimo de seu parceiro

Fazer sexo ou conversar sobre coisas profundas pela manhã são ótimas formas de trabalhar seu relacionamento e começar o dia com boas energias. À noite, o cansaço pode atrapalhar nessa conexão. Vanderkam diz em seu livro que um executivo da Black Rock usa as manhãs para caminhar longas distâncias conversando com sua esposa.

7. Curta o silêncio

As manhãs também servem para relaxar. Separe um momento longo o suficiente para realmente parar de pensar na correria e ficar em silêncio. Isso é essencial para lidar melhor com os desafios seguintes.