STOCK PICKERS Pedro Chermont e Hulisses Dias falam sobre as lições de Warren Buffett que podemos aplicar nesta crise; assista

Pedro Chermont e Hulisses Dias falam sobre as lições de Warren Buffett que podemos aplicar nesta crise; assista

Em 2013

7 estratégias para se tornar indispensável na empresa em 2013

Seja no emprego atual ou em um novo, a Forbes montou sete estratégias para você se destacar na empresa em 2013

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O começo de um ano, para muitos, é um momento de mudanças e resoluções, com pensamentos positivos para o início uma nova etapa da vida. Nessa época, é inevitável também pensar em algo essencial: permanecer ou encontrar um emprego em 2013.

Uma boa solução para realizar tal promessa é se tornar um profissional indispensável na sua empresa. Mas como? Veja sete estratégias formuladas pela Forbes que irão te ajudar nessa etapa:

1. Seja flexível
De acordo com uma pesquisa publicada no site, mais de 50% dos funcionários afirmam que foram flexíveis em seus empregos nos últimos 12 meses, com demandas de reorganizações de novos fluxos de trabalho. “Certifique-se de que seu chefe vê você como alguém preparado para trabalhar em outras áreas ou funções”, disse o diretor de uma empresa de consultoria executiva, Brian Kropp.

PUBLICIDADE

2. Mantenha-se atualizado
“Se você não está regularmente por dentro das tendências e acontecimentos de seu ramo de atuação, você pode estar comprometendo seu crescimento profissional”, analisa a vice-presidenta e co-diretora da Witt/Kieffer, Lucy Leske.”Manter-se atualizado sobre sua profissão, sendo capaz de aplicar esses conhecimentos na prática. Isso demonstra a sua compreensão de sua posição na empresa e aonde quer chegar nela”.

3. Não seja um solitário
Normalmente, 40% dos profissionais trabalham com mais de 20 pessoas e um só dia de trabalho e mais de 80% trabalham com dez. Saber se relacionar é mais do que um pré-requisito nas empresas, já é considerado normal. O funcionário que não tem essa habilidade precisa urgentemente mudar seus conceitos, sugerem os especilistas.

4. Seja um gerador de conteúdo
Sabe todo aquele conhecimento que ganhou lendo sobre as novidades e tendências do seu segmento? Leske sugere compartilhar todo esse conteúdo. “Escreva artigos, faça apresentações ou até mesmo escreva em um blog pessoal”, ressalta. “Com isso, você se tornará um especialista no assunto e passará confiança para outras pessoas”.

5. Priorize
“É mais fácil adicionar mais coisas na sua lista de itens a fazer do que saber remanejá-las e priorizá-las”, diz Kropp. Boas tomadas de deciões, delegar prioridades não apenas suas (mas de toda equipe) são alguns dos sinais de um líder eficaz, não importa a sua posição dentro da empresa.

6. Procure oportunidades
Leske afirma que há muitas oportunidades em uma empresa, não importa o quão pequena ou trivial a tarefa pode parecer. “Há uma diferença entre procurar oportunidade e aumentar o leque delas”, diz a vice-presidente. “Se há um trabalho a ser feito, seja o primeiro a se oferecer, mesmo que tenha de pedir ajuda mais tarde. O maior erro é deixar passar a oportunidade”.

7. Faça amizade com o cara de TI
O número de demanda de trabalho relacionado aos e-mails e outras tecnologias quadruplica a cada dia desde 2005. Sendo assim, não se pode negar a importância dos profissionais que gerenciam esses sistemas. O departamento de tecnologia da informação pode ser um aliado para qualquer empregado, pois, com sua ajuda, ele pode evitar paralisações desnecessárias devido às falhas dessas tecnologias.

PUBLICIDADE

Mas Kropp acrescenta que não é apenas a equipe de TI que torna seu trabalho mais produtivo. “Fazer amizade com os administradores é uma ação importante também”, ressalta. “Subestimar a autoridade dos profissionais ou perder oportunidade de estabelecer boas relações na empresa é um julgamento precipitado que nenhum funcionário indispensável pode ter”.