Salário

7 dicas para ter sucesso ao pedir um aumento de salário

Mesmo em um cenário de crise e recessão, é possível ter um aumento de salário

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Em um cenário de recessão, com altos índices de desemprego e cortes de pessoal nas empresas, muitas pessoas nem cogitam ter um aumento de salário. Mas, segundo Ricardo Haag, diretor da Page Personnel, o pedido de aumento pode ser oportuno – e justo – em algumas situações.

“A negociação salarial pode ser feita a qualquer momento, desde que o pedido seja justo e bem argumentado. É preciso que o funcionário veja qual o papel dele dentro de uma organização e se está sendo remunerado justamente. Tem de avaliar se a remuneração dele está compatível com o mercado e apresentar provas bem contundentes de que pode e deve ter um salário melhor”, explicou.

Confira as dicas do diretor para pedir um aumento de salário e sair bem sucedido:

PUBLICIDADE

Converse com o gestor
Um passo crucial para pedir o aumento é mostrar para seu gestor que você é uma pessoa importante para os projetos da empresa, tanto atuais quanto futuros. Ele precisa ter em mente que você é fundamental para sua área.

Antes disso, é importante você organizar seu discurso e apresentar os fatos e argumentos que justifiquem o seu pedido.

Tenha resultados acima da média
Se o seu desempenho for igual ao das outras pessoas, não há motivo para você ter um salário maior. Antes de cogitar pedir um aumento, tenha certeza de que você se empenha mais do que os outros e apresenta resultados mais relevantes.

Se coloque à disposição para assumir novas atividades
É comum que, em tempos de crise, as empresas adotem a estratégia de dar mais tarefas aos funcionários para poder cortar outros. Por isso, é importante que você mostre estar disposto a participar de mais atividades e desafios que sua função exige.

Além de se mostrar proativo, você também acaba sendo melhor percebido pelos colegas e chefes.

Não pressione o seu chefe nem seu atual empregador
Em um cenário de crise, os resultados e cobranças sempre são maiores e, por isso, não é aconselhável pressioná-lo nesse aspecto. Espere o momento mais adequado para ter essa conversa.

PUBLICIDADE

Trate o assunto com humildade
Antes de qualquer conversa, lembre-se de registrar seus resultados e conquistas dentro da empresa em um documento – pelo simples fato de essa conversa exigir maior transparência.

Deixe que seu chefe decida o que é melhor, tanto para você quanto para a empresa.

Não se desaponte se a resposta for negativa
Não desistir de reivindicações é importante dentro de uma empresa. Se seu chefe explicar os motivos pelos quais você não terá seu aumento, você deve continuar agindo com profissionalismo.

Se o seu rendimento cair por desânimo ou algo semelhante, isso será associado ao seu pedido e pode ser algo desfavorável para você.

Adapte-se
Se, após várias tentativas, você não tiver seu pedido atendido, você deve repensar se quer continuar trabalhando na empresa. Se a resposta for positiva, você terá que se adaptar à situação.

Com tal atitude, seu pedido pode ser visto com outros olhos em um cenário melhor.