carreiras

7 dicas para melhorar o desempenho de quem trabalha home office

Bom desempenho no trabalho home office depende de uma boa organização do tempo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Quem não sonha em acordar, tomar um bom café da manhã e já estar no ambiente de trabalho? Ser responsável pela própria rotina, se livrar do trânsito ou nunca mais ter que enfrentar desgaste das horas perdidas no transporte público, torna o sonho de trabalhar home office mais desejado entre os profissionais.

Contudo, optar por trabalhar no conforto do lar exige disciplina e organização para conciliar a vida em família e as horas do trabalho. Confira algumas dicas para garantir uma rotina agradável e ter um bom desempenho trabalhando dentro de casa.

1- Converse com a família sobre seu trabalho
O primeiro desafio de quem trabalha em casa é conseguir separar o tempo de trabalho com as responsabilidades domésticas e demandas familiares. Ter crianças e animais de estimação por perto enquanto trabalha parece o sonho de quem gosta do convívio em família. Mas, atenção, nem sempre essa combinação funciona. Parar a todo o momento para levar a mãe ou a sogra ao médico, ou fazer compras no supermercado atrapalha no resultado de seu trabalho. Converse com os seus familiares e explique sobre a sua necessidade de manter a concentração durante as horas de atividade profissional.

PUBLICIDADE

2 – Separe seu espaço de trabalho
Para garantir essa privacidade, defina um espaço para utilizar como ambiente de trabalho. Se possível, deixar um ambiente específico para o escritório é a melhor alternativa. Caso não tenha espaço disponível para isso, uma mesa de trabalho em um dos ambientes mais reservados da casa contribui para a melhor concentração. 

3 – Reserve um tempo para a família
Da mesma forma que é preciso deixar claro a necessidade de manter a concentração enquanto realiza as suas atividades profissionais, se policiar para que o trabalho em casa não consuma o tempo que deve desfrutar com a família também precisa ficar claro em sua rotina. O tempo de descanso também é importante o bom desempenho de suas atividades.

4 – Alterne os ambientes de trabalho
Se por um lado trabalhar em casa com a presença de crianças ou animais de estimação pode ter uma das dificuldades, para quem mora ou passa a maior parte do dia sozinho, a falta de convívio com colegas de trabalho deixa alguns profissionais desmotivados. Uma alternativa para quem não quer se sentir sozinho o tempo todo é trocar o escritório dentro de casa por outros ambientes que ofereçam condições de trabalho por algumas horas do dia. Um café uma biblioteca ou uma livraria podem ser boas alternativas para sair do isolamento durante algumas horas do dia.

5 – Se arrume para o trabalho
Trabalhar de pijama soa liberdade e conforto quando se pensa no home office, mas pode não ser a melhor alternativa para o dia a dia. Se preparar como se estivesse saindo para trabalhar, tomar um bom café da manhã e só depois começar a trabalhar surte mais resultado do que acordar e já começar imediatamente o trabalho. 

6- Aproveite a liberdade de horário
Existem pessoas que preferem acordar cedo e trabalhar oito horas do dia. Outras, melhoram o desempenho ao cair da noite. Se o seu trabalho permite alternar os horários, concilie com o período que sinta melhora em seu rendimento. O mais importante é conseguir manter, mesmo que trabalhando em horários alternativos, o momento de descanso preservado.

7 – Cobre metas diárias
Uma das vantagens de trabalhar em casa é não precisar se reportar a todo o momento para os superiores. Contudo, assim como no trabalho no escritório, o sucesso do trabalho home office depende do bom desempenho em suas tarefas. Para não perder a linha, faça toda manhã uma agenda das atividades que precisa cumprir durante o dia. No fim do período de trabalho, avalie se conseguiu colocar em prática se questione sobre o que ficou para traz.