Primeira impressão

7 dicas para impressionar seu chefe no primeiro dia de trabalho

Confira sete dicas muito úteis que podem ajudar você a ser bem-sucedido no primeiro dia do novo emprego

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O primeiro dia no emprego é acompanhado por uma mistura de sentimentos. Por um lado, você está feliz e cheio de expectativas por todas as novidades. Ainda assim, a insegurança e ansiedade também acompanham a estréia na empresa e no trabalho. A seguir, confira sete dicas muito úteis que podem ajudar você a ser bem-sucedido no primeiro dia do novo emprego.

1. Conheça o ambiente de trabalho
Seu objetivo deve ser o de que, até o fim do primeiro dia, você já conheça a logística básica do ambiente de trabalho, como localização do banheiro, roupas mais apropriadas, horários, locais de estacionamentos e outros aspectos como esses.

2. Termine a papelada
Se até seu primeiro dia de trabalho toda a burocracia do contrato não estiver finalizada, procure levar o necessário para concluir a situação o quanto antes for possível. Esse tipo de problema pode prejudicar sua imagem antes mesmo de você aparecer na empresa para trabalhar.

PUBLICIDADE

3. Socialize
Você não precisa se tornar o melhor amigo de seus colegas de trabalho, muito menos no primeiro dia, mas tentar socializar e conhecer o máximo de pessoas de maneira simpática é uma ótima maneira de causar boa impressão.

4. Aspectos técnicos
Uma vez que toda a parte técnica do trabalho esteja resolvida, como assinatura do e-mail, senha do computador, recado na caixa-postal, você se sentirá muito mais livre e a vontade para começar a render no trabalho como deveria. Afinal, desviar a atenção para esses detalhes constantemente prejudica a produtividade de qualquer um.

5. Converse com seu chefe
Conversar com seu chefe por pelo menos 15 minutos em seu primeiro dia é uma boa ideia. Você com certeza tem perguntas a fazer e seu chefe está mais do que preparado para respondê-las e oferecer as melhores instruções.

6. Não deixe de perguntar
Se você tiver dúvidas, não tente resolver as coisas sozinho no primeiro dia. Busque por soluções que podem estar ao seu alcance, mas conte também com a ajuda de outras pessoas. É compreensível que você tenha dúvidas no primeiro dia de trabalho.

7. Não julgue o emprego pelo primeiro dia
Essa dica é muito importante de ser lembrada, especialmente se seu primeiro dia não foi dos melhores. Procure ter uma perspectiva maior e mais positiva de tudo aquilo que você espera do trabalho e também do que as pessoas esperam de você nesse emprego e não deixe que as dificuldades da adaptação prejudiquem seu entusiasmo.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.