Descubra

7 características imprescindíveis em grandes líderes

Além de habilidades específicas, é preciso desenvolver características pessoais que serão necessárias para a liderança

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ser um grande líder faz com que boas pessoas cheguem até você e admirem seu trabalho. Mas algumas habilidades são necessárias para isso: saber lidar com uma equipe e ser paciente são algumas delas.

Além de habilidades específicas, é preciso desenvolver características pessoais que também serão imprescindíveis para a liderança. Como explica o Inc., elas, em sua maioria, são contraditórias entre si – e é exatamente o ponto em ser líder: é preciso saber equilibrar os opostos.

Confira algumas dessas características:

PUBLICIDADE

1. São fortes e vulneráveis
Por mais contraditório que pareça, bons líderes precisam ser fortes com suas convicções, implacáveis com seus valores e impetuosos com suas crenças. Ao mesmo tempo, precisam ser vulneráveis o suficiente para mostrar suas fraquezas e defeitos.

É possível cultivar ambos quando permitimos que nosso lado mais vulnerável seja visto e conhecido.

2. São racionais e passionais
A liderança é uma combinação de dureza e ternura: um bom líder consegue combinar um pensamento resistente com um coração mole. Se você quer se sobressair nos negócios e transcender na liderança, deve permitir que sua mente e seu coração fiquem integrados.

3. Estão dispostos a ajudar e a dar um passo para trás
Bons líderes são compassivos. Por isso, usam linguagens que mostram a disposição em sempre ajudar, tal como deposita fé nas outras pessoas. É preciso ter essa combinação também: você não vai querer ser a pessoa que faz as coisas acontecerem ou a que precisa consertar as coisas, tirando o poder das pessoas de realizar por conta própria.

4. Têm a mente aberta e são decisivos
É imprescindível que grandes líderes sejam bons ouvintes e comunicadores, abertos a opiniões e disponíveis para ouvir novas ideias. Mas também existe um momento em que eles precisam ser firmes para tomar uma decisão, mesmo que essa não seja muito popular.

5. São respeitosos e imparciais
Eles mostram respeito por você e conversam com as pessoas da maneira que você espera que o façam. Ao mesmo tempo, existem momentos em que um líder precisa dizer coisas às pessoas que elas não querem ouvir.

PUBLICIDADE

Para combinar essas duas características, principalmente ser imparcial, é preciso ser corajoso.

6. São egoístas em alguns momentos e flexíveis em outros
Agilidade e flexibilidade são algumas das características que a liderança pede. Os líderes devem saber como agir ao longo das mudanças do tempo, ao mesmo tempo em que são egoístas com questões importantes – como garantir que as coisas sejam feitas da maneira certa, agir com ética, etc.

7. São humildes e orgulhosos
Ser orgulhoso tem o seu lado negativo e positivo: você quer estar orgulhoso das pessoas e do que elas conquistam, mas precisa equilibrar o orgulho que sente de si mesmo com humildade.

Ser um líder humilde requer coragem e, para isso, é essencial criar um ambiente onde os funcionários se sintam incluídos, reconhecidos e apreciados.